Toda Hora estarei com você

sábado, 5 de maio de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 06 de Maio de 2012


MENSAGEM DO EVANGELHO 06.05.2012
EU SOU A VERDADEIRA VIDEIRA

Evangelho: (Jo.15,1-8)Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais frutos ainda.
Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei.
Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados.
Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado.
Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

REFLEXÃO

Há muita gente que, por mera falta de conhecimento, interpreta de maneira equivocada esse evangelho de São João, onde Jesus se apresenta como a Videira. Talvez porque seja mais fácil entender que se trata de algo pessoal: falando da minha espiritualidade, minha intimidade com o Cristo, minha permanências nele, através das minhas orações e da minha sacramentalidade, pois só assim irei produzir os “meus frutos”. Não há dúvidas de que o texto traz um apelo à conversão pessoal, possível a partir da permanência, isso é, em comunhão com Jesus Cristo mediante a graça santificante, mas o evangelho também apresenta indícios de uma relação bem mais ampla e complexa, basta ver a conclusão lógica: Fora da videira, além de não produzir nenhum fruto, também iremos morrer e ser destruídos para sempre, nas chamas do fogo eterno.
Se entendermos a expressão de São João ao pé da letra, esse fogo se apresenta como um castigo, e nesse caso, permanecer com Cristo seria uma obrigação e não uma opção pessoal por esta vida, totalmente nova que ele nos oferece. A estrutura de um vegetal é algo muito complexo: raiz, tronco, ramos, folhas, flores e frutos.
Então o evangelho da Videira fica bem mais claro para todos nós, sem essa comunhão com Cristo e com os irmãos da comunidade, não iremos produzir frutos, ou os frutos não serão de boa qualidade. É na Igreja comunidade, que vivemos e celebramos essa comunhão.
Permanecer, não significa um encontro casual ou acidental, nem tão pouco quer dizer fechar-se dentro do seu grupo, da sua equipe, pastoral ou movimento, quando temos essa atitude, de só se sentir bem no “meu grupo”, o horizonte fica pequeno, porque se trata de uma fuga das relações comunitárias e assim, eu acabo-me “escondendo” no meu grupo, ali não serei questionado, não precisarei buscar mais nada, pois terei enfim encontrado a sonhada paz, a comunidade perfeita.
Ora, os discípulos de Jesus estão unidos ao Senhor.  Esta união vai se fazendo de múltiplas maneiras ao longo do tempo da vida.
Ficamos presos à sua palavra.  Na juventude, no começo da idade adulta,  no tempo das coisas maduras e no desenvolver da vida estamos sempre em contato com  sua palavra, sempre, todo dia, toda a vida. 
Nas leituras da liturgia, nas horas de reflexão bíblica, nas nossas orações com a comunidade, e assim por diante, estamos sempre unidos a ele. Um dia essa palavra nos enleva, outro dia ela alerta para o pecado que mora em nós, outro dia ainda dá coragem no desalento.  Estamos sempre escutando com nosso interior a Palavra daquele que quer morar em nossa intimidade. Quando respondemos à Palavra, alimenta-se a permanência dele em nós.
Permanecemos nele quando deixamos a porta de nossa história e de nossa vida aberta para suas visitas.  Ele está à porta e bate e quer cear conosco, quer viver esse intimidade esponsal de que falam os místicos.  Não  queremos ser discípulos apressados. Damos tempo ao tempo.
Na primeira epístola de João proclamada na liturgia deste domingo aparece também o tema da permanência: Deus tem seu olhar sobre nós… “este é o seu mandamento: que creiamos no nome do Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que ele nos deu. Quem guarda seus mandamentos permanece com Deus e Deus  permanece com ele”
Permanece unido ao Senhor aquele que vive da Eucaristia. Não se trata apenas de receber o sacramento do Corpo do Senhor, mas de se fazer oferenda, dom, pão com o ele.  Os que dão a vida pelos outros, os que fazem o êxodo de si mesma, os que se unem à oferenda de Cristo renovada no mistério da Eucaristia permanecem nele porque se fazem um com ele no dom. Fazem-se eucaristia.
Permanece no Senhor aqueles que, nas  curvas e voltas da vida, vão sempre  dizendo seu sim, o sim de sua participação da construção desse mundo novo que nasceu do dom de Jesus no alto da cruz e na manhã da ressurreição.
Por isso, meus amigos aprendamos a grande lição de nossa pertença a Cristo através da vivencia em nossa comunidade de fé e amor. Que sejamos assim como o Filho e o Pai, a unidade perfeita.

VERSOS DE HOJE – VIVER EM CRISTO
Nós queremos descobrir
A razão do existir
Pois viver em dimensão
É a nossa comunhão

Nós devemos exaltar
Jesus Cristo no altar
A suprema condição
Desta nossa salvação

Nós teremos condições
Deus nos mostra as razões
Desta vida trabalhar
Pra poder nos sustentar

Nós ficamos bem atentos
Em todos os momentos
Vem o tempo aparecer
Pra podermos reviver

Nós rezamos com Jesus
Carregamos nossa Cruz
Com a maior da altivez
Pois chegou a nossa vez

PENSAMENTO DO DIA
“Permanecer em Cristo, é permanecer em Deus” Pe. Tula



Nenhum comentário:

Postar um comentário