Toda Hora estarei com você

quinta-feira, 31 de maio de 2012

ME NSAGEM DO EVANGELHO - Dia 31 de Maio de 2012


MENSAGEM DO EVANGELHO 31.05.2012
FESTA DA VISITAÇÃO

Evangelho(Lc 1,39-56) “Naquele tempo, Maria partiu às pressas, rumo à região montanhosa, para uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu seio e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Ela deu um grande grito e disse: ‘Tu és bendita mais do que todas as mulheres; bendito é também o fruto do teu ventre.” Donde me vem que a Mãe do meu Senhor me visite, pois logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu ventre. Bem-aventurada és tu que crestes, pois se hão de cumprir as coisas da parte do Senhor te foram ditas. E Maria disse: Minha alma glorifica o Senhor, meu espírito exulta em Deus meu Salvador, pois olhou a humildade de sua serva. Palavra da Salvação

REFLEXÃO

A Igreja o encerra o mês mariano com a Festa da Visitação da Virgem Maria à santa prima Isabel(31 de maio). A referência da invocação de Nossa Senhora da Visitação pertence a Ordem franciscana, que assim a festejavam desde 1263, na Itália. No ano de 1441, o Papa Urbano VI instituiu esta festa no calendário litúrgico, com a justificativa de que a Igreja do Ocidente necessitava da intercessão de Maria, para recuperar a paz e união da Igreja dividida pelo grande cisma do oriente com o ocidente.
No Evangelho de Lucas há a narrativa da viagem de Maria ao encontro de sua prima Santa Isabel, logo após anunciação do anjo e da encarnação do verbo:
O encontro destas duas mães é na realidade o encontro dos dois filhos, Jesus e João Batista, a cuja missão elas servem. João Batista estremece no seio de Isabel, ele recebe o Espírito anunciado em Lc 1, 15: ele será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe, João Batista, com este encontro, inaugura a sua missão, estremecendo diante do Messias que se encontrava no seio de Maria.
Este encontro é uma verdadeira explosão de salvação, de alegria e de louvor ao Criador. Dele resultou o cântico do “Magnificat”, a oração da Ave-Maria, rezados e entoados por tantos cristãos ao longo destes dois milênios da era cristã.
A atitude interior de Maria, quando disse o seu sim ao Anjo, mensageiro de Deus, e quando foi ao encontro de sua prima, para auxiliá-la, foi uma atitude de fé, reconhecida por Isabel: “Bendita aquela que creu: o que lhe foi dito da parte do Senhor se cumprirá”.
A festa da Visitação também nos relembra outra atitude interior de Maria: a do serviço. Um serviço permeado pelo amor desinteressado por quem se encontra em necessidade. Assim que sabe  pela noticia dada pelo Anjo Gabriel sobre o estado da sua parenta Isabel, imediatamente se põe em viagem para a montanha, a fim de chegar “às pressas” à cidade da Judá, onde se encontrava sua prima. O serviço de levar Jesus ao encontro dos necessitados(como Isabel), bem como daqueles que seriam chamados a trabalharem na preparação, no anúncio do Reino(como João Batista) foi feito de forma exemplar por Maria, a cristã por excelência.  E Ela continua a nos trazer Jesus, nos visitando nas nossas necessidades e na nossa missão de evangelizar.
Deixemo-nos sempre visitar por Maria. Que ela nos traga Jesus, sentido da nossa vida e da nossa missão.
Maria visita Isabel e deixa para a humanidade o hino do Magnificat, onde louva e ao mesmo tempo revela o poder e o amor de um Deus fiel a seus filhos.
Que possamos ser “Marias” nos dias de hoje, aquelas e aqueles que conseguem ver que a vida é continuamente gerada, suplantando todo o medo, toda a desesperança, toda a morte.  E, assim, como vida que brota possamos também viver em atitude de serviço, de cumplicidade, de partilha, tal como Maria e Isabel partilharam seus segredos e seus mistérios entre si, vivendo, ainda na gestação, a experiência da verdadeira comunhão com o Pai.

VERSOS DE HOJE  AVE MARIA MÃE DE JESUS

Eu vou cantar esta Ave Maria
Ave Maria Mãe do Meu Senhor
Eu vou cantar esta Ave Maria
Ave Maria Mãe do meu Salvador
Eu vou cantar esta Ave Maria
Com muito ardor e forte emoção
VIRGEM MARIA A MÃE PADROEIRA
SENHORA BENDITA E MÃE DO POVÃO (bis)
Ave Maria eu canto, tu és bendita entre todas as mulheres
Bendito é o fruto do teu ventre materno
Nos veio Jesus que é o príncipe da Luz
Santa Maria eu canto
És a Mãe tão querida do Filho de Deus
Rogai por nós todos caminheiros do mundo
E na hora bendita nós somos filhos teus

PENSAMENTO DO DIA
“Maria foi a Mulher por excelência da História que realizou em sua vida o projeto do Pai”. Pe Tula

SANTO DO DIA

Nossa Senhora da Visitação

Maio é o mês dedicado à particular devoção de Nossa Senhora. A Igreja o encerra com a Festa da Visitação da Virgem Maria à santa prima Isabel, que simboliza o cumprimento dos tempos. Antes ocorria em 02 de julho, data do regresso de Maria, uma semana depois do nascimento e do rito da imposição do nome de São João Batista.
A referência mais antiga da invocação de Nossa Senhora da Visitação pertence a Ordem franciscana, que assim a festejavam desde 1263, na Itália. Em 1441, o Papa Urbano VI instituiu esta festa, pois a Igreja do Ocidente necessitava da intercessão de Maria, para recuperar a paz e união do clero dividido pelo grande cisma.
A Bíblia narra que Maria viajou para a casa da família de Zacarias logo após a anunciação do Anjo, que lhe dissera "vossa prima Isabel, também conceberá um filho em sua idade avançada. E este é agora o sexto mês dela, que foi dita estéril; nada é impossível para Deus". (Lc 1, 26, 37). Já concebida pelo Espírito Santo, a puríssima Virgem foi levar sua ajuda e apoio à parenta genitora do precursor do Messias Salvador.
O encontro das duas Mães é a verdadeira explosão de salvação, de alegria e de louvor ao Criador. Dele resultou a oração da Ave Maria e o cântico do "Magnificat", rezados e entoados por toda a cristandade aos longos destes mais de dois milênios.
Desde 1412, Nossa Senhora da Visitação é festejada especialmente pelos italianos da Sicília, como a Padroeira da cidade da Enna. Mas nem todo o mundo cristão celebrava esta veneração, por isto foi confirmada no sínodo de Basiléia em 1441.
Os portugueses sempre a celebraram com muita pompa, porque rei D. Manuel I, o Venturoso, que governou entre 1495 e 1521, escolheu Nossa Senhora da Visitação a Padroeira da Casa de Misericórdia de Lisboa, e de todas as outras do reino.
Foi assim que este culto chegou ao Brasil Colônia, primeiro na Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, depois se disseminou por todo território brasileiro. Antigamente os fieis faziam uma enorme procissão até os Hospitais da Misericórdia para levar conforto aos enfermos e suas doações às instituições. Hoje, as paróquias enviam as doações recolhidas com antecedência, para as Pastorais dos enfermos, que atuam com os voluntários junto às Casas de Saúde mais deficitárias. Tudo para perpetuar a verdadeira caridade cristã, iniciada pela Mãe de Deus ao visitar a santa prima levando sua amizade e ajuda quando mais precisava.
Em 1978, a Madre Maria Vincenza Minet foi chamada pelo Senhor para fundar uma congregação de religiosa sob o carisma de Nossa Senhora da Visitação. Com o apoio do Bispo de Assis, nesta cidade da Itália nasceu as Servas da Visitação em 1978, para abrirem missões a fim de atender as necessidades dos mais pobres e marginalizados em todos os continentes. Hoje, além da Itália, atuam na Polônia, Filipinas, África e Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário