Toda Hora estarei com você

quinta-feira, 17 de maio de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 17 de Maio de 2012


MENSAGEM DO EVANGELHO 17.05.2012
JESUS VOLTA PARA O PAI


Evangelho (Jo 16,16-20): «Um pouco de tempo, e não mais me vereis; e mais um pouco, e me vereis de novo». Alguns dos seus discípulos comentavam: «Que significa isto que ele está dizendo: ‘Um pouco de tempo e não mais me vereis, e mais um pouco, e me vereis de novo’ e ‘Eu vou para junto do Pai’?». Diziam ainda: «O que é esse ‘pouco’? Não entendemos o que ele quer dizer». Jesus entendeu que eles queriam fazer perguntas; então falou: «Estais discutindo porque eu disse: ‘Um pouco de tempo, e não me vereis, e mais um pouco, e me vereis de novo’? Em verdade, em verdade, vos digo: chorareis e lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria». Palavra da Salvação.

REFLEXÃO

O fato de Jesus está sempre com os discípulos criou entre eles uma atmosfera de intimidade, que foi um pouco difícil para eles entenderem o que Jesus dizia a respeito de sua volta para o Pai.
É aí que nos lemos neste Evangelho que Jesus vai declara de uma maneira bastante clara o seu retorno a casa do Pai. Deste modo, os discípulos dentro de pouco tempo não teriam mais esta presença física entre eles.
Assim com esta proposta de Jesus, os discípulos não percebiam ainda que ELE estava falando de sua morte e, ao mesmo tempo de sua ida para o Pai.
Todas as palavras de Jesus funcionavam como eixo para eles entenderem a realidade de sua vida e de sua morte. Porém, o que ia acontecer não era o fim de tudo, mas Jesus faria um processo de transição, entre o estar no mundo e o viver a comunhão definitiva com o Pai.
Duas realidades também existiam nas palavras de Jesus, ou seja, a chamada transição entre a tristeza dos discípulos e a alegria do mundo pela plenitude da vida do Senhor.
Aqueles que perseguiam o Mestre iam ficar supersatisfeitos com Jesus pendurado na Cruz, pensando que tenha reduzido por completo o seu ideal. Os discípulos iriam lamentar a perda irreparável do amigo de tantas horas.
Mas, esta realidade seria transformada, pois a Ressurreição do Senhor, e a sua ida para o Pai, deveria se r motivo de alegria para os discípulos, e para seus algozes a decepção tomava conta de suas vidas.
A derrota que se abatia contra os adversários de Jesus, seria um motivo para que a alegria dos discípulos se manifestasse de um forma total, pela manifestação de Deus na vida do Filho.
Uma coisa era certa a volta de Jesus para a casa do Pai era certa. Era o último destino a ser realizado na sua vida. A sua ausência por  pouco tempo  se transformaria em presença perpétua. Mesmo com a tristeza dos discípulos Jesus não deixaria de continuar a eu caminho, pois foi assim que o Pai traçou.

VERSOS DE HOJE – FUNCIONÁRIO DE ALTAR

Funcionário de altar
Diz um padre quase agora
Ele está se assumindo
Esquecendo de outrora
Prometeu fidelidade
A Igreja de verdade
Assumiu sua penhora

Funcionário de altar
Este padre está dizendo
Já perdeu seu ideal
Pois está contradizendo
Enganando nosso povo
Que espera sempre o novo
Pois assim está fazendo

Funcionário de altar
É um fato lamentável
Mal exemplo de pastor
O dinheiro é rentável
Fico decepcionado
Com este padre enrolado
É um fato inegável

PENSAMENTO DO DIA

“Valorizar o dom da vida é uma exigência que expressa a vontade do Criador” Pe Tula
EM DO EVANGELHO



Nenhum comentário:

Postar um comentário