Toda Hora estarei com você

segunda-feira, 7 de maio de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 08 de Maio de 2012



MENSAGEM DO EVANGELHO 08.05.2012
A PAZ DE JESUS

Evangelho (Jo 14,27-31a): «Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração. Ouvistes o que eu vos disse: ‘Eu vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Disse-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais. Já não falarei mais convosco, pois vem o chefe deste mundo. Ele não pode nada contra mim. Mas é preciso que o mundo saiba que eu amo o Pai e faço como o Pai mandou». Palavra da Salvação

REFLEXÃO

Hoje, Jesus nos fala de uma maneira indireta da cruz: deixa para anos a paz, mas pagando um preço muito alto de sua dolorosa saída deste mundo. Hoje lemos temos a oportunidade de ler em seu Evangelho, suas palavras ditas antes do sacrifício da Cruz, e que foram escritas depois de sua Ressurreição.
Na Cruz, Jesus com sua Cruz, venceu a morte e ao medo. Por isso, Ele  Não nos dá a paz como a do mundo “Não é à maneira do mundo que eu a dou” (cf. Jo 14,27), pois a paz é fruto de esforço e doação para cumprir fielmente a vontade do Pai, passando pela dor e a humilhação: assim demonstrou seu amor misericordioso ao ser humano.
Na vida dos homens é inevitável o sofrimento, a dor e a morte, a partir do dia em que o pecado entrou no mundo, e também, em meio as dificuldades que encontramos na estrada da vida. Umas vezes é dor física; outras, moral; em outras ocasiões se trata de uma dor espiritual..., e a todos nos chega a morte.
Mas Deus, em seu infinito amor, nos deu o meio para a gente encontrar paz no meio da dor: Ele aceitou “ir-se” deste mundo com uma “saída” cheia de sofrimento e serenidade, para que deste modo a experiência do sofrimento fosse ocasião para que o mundo se transformasse, e uma nova sociedade surgisse do seu sangue derramado.
A paz que Jesus veio trazer ela ultrapassa as nossas categorias de pensamento e ação, pois esta paz brota do coração do Pai, donde procede todo amor e toda a graça.
Por que ele fez assim? Porque, deste modo, a dor humana unida à de Cristo, se converte em um sacrifício que salva o mundo e o homem de toda iniquidade e o liberta de todo mal. A paz se torna um instrumento que grita em bom som, como o mundo deve ser construído e edificado, havendo harmonia entre as pessoas e boas relações interpessoais.
O nosso saudoso João Paulo II já dizia: «Na Cruz de Cristo, o mesmo sofrimento humano ficou redimido» Jesus Cristo sofre com serenidade porque satisfaz ao Pai celestial com um ato de custosa obediência, mediante o qual se oferece voluntariamente por nossa salvação.
A cruz d e Cristo associada a mensagem de Paz, é um ato do supremo amor de Deus em Jesus Cristo a humanidade. A morte de Cruz se torna um instrumento de revolução na sociedade moderna, que imagina a paz de uma maneira apenas parcial e de momento.
Mas, segundo o Evangelho de Jesus, a Paz deve ser um constante estado de vida na direção da profunda inquietação do homem no seu afã de buscar novos horizontes de vida.

VERDSOS DE HOJE – EVANGELIZAR ?

Evangelizar virou comércio
Onde se usa o nome de JESUS
Mas seu nome passa longe
É o próprio real que o conduz
Que tristeza quando assim faz
Se investe de maneira satisfaz
Pois o dinheiro é quem seduz

Que pena que isto aconteça
Este tipo de falar tão deplorável
Onde tudo representa uma farsa
De uma maneira incalculável
Jesus Cristo sendo, pois usado
Por pastor, padre ou casado
É uma coisa bastante lamentável

Evangelizar é outra diferente
É anunciar o Cristo ressuscitado
Ter em mente um bom projeto
Que pregue com fidelidade
Nem tem bolsa nem dinheiro
Nem colchão nem travesseiro
Anunciar e denunciar toda a verdade.

PENSAMENTO DO DIA
“Encontramos muita gente/ Sem beleza exterior/
Mas às vezes encontramos/ Beleza no interior” Pe. Tula


Nenhum comentário:

Postar um comentário