Toda Hora estarei com você

quarta-feira, 16 de maio de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 16 de Maio de 2012


MENSAGEM DO EVANGELHO 16.05.2012
O ESPÍRITO DA VERDADE


Evangelho (Jo 16,12-15): «Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não sois capazes de compreender agora. Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo quanto tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu para vos anunciar. Tudo que o Pai tem é meu. Por isso, eu vos disse que ele receberá do que é meu para vos anunciar». Palavra da Salvação.

REFLEXÃO

Durante toda a missão de Jesus Cristo, os discípulos receberam grandes ensinamentos para serem capazes de se conduzirem através do caminho. No entanto, esta oportunidade que tiveram ainda não era o bastante para perceberem bem as coisas, pois eram limitados na sua consciência.
Todas aquelas palavras de verdade que o Mestre havia dito necessitava de um longo período para eles pudessem assimilar com clareza todo aquele aprendizado e assim, poder tomar uma decisão mais séria.
O tempo que Jesus precisou para fazer acontecer tudo isto, fez com que o Espírito da verdade viesse sobre eles, e se encarregasse de aos poucos ir recordando todos os acontecimentos e eles percebessem o alcance de toda a verdade revelada.
Neste sentido, vemos que o Evangelho traz o conteúdo do ensinamento de Jesus explicitado através do Espírito da Verdade, que foi realizando o trabalho de formação dos discípulos para assumirem a missão e levarem o projeto do Reino para frente.
A função do Espírito não era de fazer para eles novas revelações, mas tinha a missão de aclarar para eles, e fazê-los entender a profundidade do mistério revelado. Afinal tudo aquilo que Jesus falou ia ser repetido, por assim dizer, na cabeça dos discípulos e a consciência do Evangelho anunciado serias ruminado agora pelo Espírito da verdade.
A função do Espírito agora era atuar como fonte de ressonância de tudo aquilo que Jesus ensinou durante sua vida pública na Galiléia e em toda a Judéia. Esta função deveria fazer com que os discípulas não perdessem de vista estes ensinamentos para não cair no esquecimento.
O Espírito Santo comunicaria tudo aquilo que iria receber do Filho, para comunicar com toda a fidelidade a vontade do Senhor.  Portanto, o Espírito não teria iniciativa própria, o seu agir na história deveria estar intimamente ligado ao Senhor.
É aí onde chegamos a conclusão pelo Evangelho, que os discípulos deveriam se deixar envolver pela linguagem do Espírito Santo. Tentar discernir os sinais dos tempos segundo as suas próprias forças seria um perigo, pois a mensagem da palavra poderia ser deturpada e e não alcançar os objetivos para que se propõe.
Ainda hoje devemos deixar nos conduzir pelo Espírito para aprendermos a discernir todas as coisas, e fazer com que a verdade rtevelada por Jesus tenha efeito hoje nas nossas vidas. Deixando-nos envolver por esta linguagem, seremos capazes de descobrir os verdadeiroas sinais dos tempos.
Iluminados pelo ESPÍRITO do Senhor, e fazendo uma releitura de nossa história de vida, poderemos descobrir os horizontes de nosso ser, e os acontecimentos da sociedade em que vivemos.

VERSOS DE HOJE – MADALENA

Ao chegar em Madalena
A saudade me bateu
Eu lembrei o Pedro Paulo
Pois ali ele viveu
Muitos anos foi vigário
O sertão foi seu cenário
Em Caucaia ele morreu

Mas é lá em Madalena
Que lembramos sua história
Pelos anos bem vividos
De trabalho e memória
Derramou o seu suor
Adoeceu e foi pior
Nesta longa trajetória

Celebrei e voltei logo
Pois não tinha que ficar
Passar noite em Madalena
Eu não ia aguentar
Relembrando nas calçadas
As conversas e gargalhadas
Pedro Paulo a gostar

PENSAMENTO DO DIA
“Não devemos agir pelos nossos próprios impulsos, mas pela razão quer nos orienta e governa” Pe. Tula

Nenhum comentário:

Postar um comentário