Toda Hora estarei com você

terça-feira, 15 de maio de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 15 de Maio de 2012


MENSAGEM DO EVANGELHO 15.05.2012
O ESPÍRITO SANTO AGINDO

Evangelho (Jo 16,5-11): «Agora, eu vou para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais? ’ Mas, porque vos falei assim, os vossos corações se encheram de tristeza. No entanto, eu vos digo a verdade: é bom para vós que eu vá. Se eu não for, o Defensor não virá a vós. Mas, se eu for, eu o enviarei a vós. Quando ele vier, acusará o mundo em relação ao pecado, à justiça e ao julgamento. Quanto ao pecado: eles não acreditaram em mim. Quanto à justiça: eu vou para o Pai, de modo que não mais me vereis. E quanto ao julgamento: o chefe deste mundo já está condenado». Palavra da Salvação.

REFLEXÃO

Novamente Jesus volta a falar para os discípulos do Espírito Santo como o Defensor, e sua missão junto a eles. Dentre todas as alternativas de ação, este Espírito terá a finalidade de revelar para eles todos os mecanismos de maldade gerados pelo mundo em que vivem.
O grande mal que se apresenta claramente é a rejeição do Filho de Deus, a ponto de leva-lo a própria morte, e morte de Cruz. Desta forma, é qiue o mundo se submeterá a um implacável julgamento, por ter matado um inocente, o ressuscitado do Pai.
Jesus neste Evangelho dissipa toda a dúvida existente entre  o caráter de sua missão libertadora. O que os discípulos pensavam de sua presença histórica e física, deveriam entender de sua presença Ressuscitada, e que deveria voltar ao Pai. Como Ele mesmo diz, “se não voltar para o Pai, o defensor não poderá vir”. Portanto a missão do Espírito vem esclarecer para eles uma nova presença de Jesus de uma maneira diferente.
O grande combate do mundo contra os discípulos, é o mesmo combate com a ação do próprio Deus em Jesus Cristo. Elews deveriam está preparados para este embate assustador.
A presença do Defensor, fala Jesus, é justamente para reavivar neles a certeza e a confiança de que não estão sozinhos. O destino do mundo é o julgamento, e por isso os discípulos não tyem porque temer, pois o mundo está fadado a derrota total.
Jesus nos fala que seu discípulos não tem porque dar ouvidos as pretensões do mundo, mas deve-se deixar guiar pela força do Defensor e seu caminho estará seguro. O Defensor será o seu escudo e sua proteção.
O Espírito vem revelar que todas as coisas do mundo são passageiras, e ao mesmo tempo, revela a grandeza da obra de Deus. Há, portanto, uma recordação perfeita de que Deus continua sempre agindo na história, e jesus antes de voltar para o Pai deixou o Defensor para guarda-los e protege-los nas estradas da vida.
O mesmo Espírito continua a assistir a cada um de nós, para não sucumbirmos às maldades do mundo. Vamos caminhando e aprendendo a conviver com elas, mas não nos deixando levar pelas suas seduções. O Defensor é que vai dar o tom das coisas e revelar qual deve ser nossa atitude, para discernir o que bom do que é mal.
A presença de Jesus Ressuscitado, vivo no meio de nós nos é revelado e mostrando através da ação do Espírito Santo que está em cada um de nós. Por isso, a cada dia devemos nos deixar envolver por esta força, para que possamos descobrir e experimentar as riquezas de Deus presentes no mundo.

VERSOS DE HOJE – CERTEZA DA VIDA
Eu senti uma dor no peito
Quando alguém veio falar
Me contando uma história
Que não pude acreditar
Era a morte de alguém
Uma dor pra maltratar

Mas a vida é mesmo assim
Chega o dia da partida
Nós morremos para o mundo
E no céu tem acolhida
Ver a Deus de face a face
Numa casa bem florida

Nosso irmão deixou a terra
Poias sua vida terminou
Excelente companheiro
Seu trabalho encerrou
Só deixou-nos a saudade
Pois com Deus ressuscitou

Nesta hora só a lembrança
Entre nós vamos guardar
Sua vida de amizade
Para sempre vai ficar
A certeza desta vida
É o que vai nos consolar
PENSAMENTO DO DIA
“Guardar memórias de nossos antepassados é ter a certeza de que não perderemos nossa identidade” Pe. Tula

Nenhum comentário:

Postar um comentário