Toda Hora estarei com você

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO DIA - 31 de Janeiro de 2012 - Mc 5,21-43

A missão de Jesus Cristo sempre foi marcada através de gestos de compaixão e de misericórdia com as pessoas mais simples e com os mais pobres do seu tempo. 
Quantas e quantas vezes vemos no Evangelho, Jesus Cristo diante de situações mais difíceis e constrangedoras. Mas, é precisamente aí, que Ele mostra a sua ação que acontece de uma maneira satisfatória.
Aqueles que procuravam a Jesus, não se sentiam decepcionados, de forma alguma, mas tinham Nele uma certeza absoluta de que algo de novo poderia acontecer ao se aproximar de sua companhia.
Mas o Evangelho é muito claro, quando diz para nós, que uma das condições, senão a principal, era procurar conservar a Fé como elemento constitutivo da vida, e para que de fato, acontecesse o verdadeiro milagre na vida das pessoas.
A forma ideal de como a misericórdia de Deus se manifestava na Pessoa de Jesus, no coração das pessoas, era através da recuperação da saúde de alguém, isto é, lhes dando condições para viver a vida em toda a sua plenitude.
Proporcionar a todos, condições de viver e conviver uns com os outros, sem discriminações e divisões entre as pessoas. A saúde devia ser o primeiro passo para reintegrar a pessoa na sociedade.
Hoje o Evangelho nos apresenta duas situações bem distintas, e com suas características e peculiaridades. Mas o objetivo de Jesus era o mesmo, não muda na sua missão, que queria devolver a vida para quem tem.
A primeira era a situação da filhinha de Jairro que estava à beira da morte, sem perspectivas de vida. A segunda, aquela mulher que há doze anos sofria de uma hemorragia intermitente.
A grande sensibilidade de Jesus era, diante do pedido e súplica de Jairro, o Pai da criança, a não ser e simplesmente a demonstração de sua fé, fato que se constatou pela maneira de expressão, onde colocou total confiança na Pessoa de Jesus, que poderia fazer alguma coisa.
Nesta hora suprema em que a fé do centurião supera todo e qualquer desejo, que Jesus diz claramente que a criança estava apenas dormindo. Esta expressão de Jesus serviu de troça daqueles que estavam presentes. No entanto, a força da palavra de Jesus se manifestou de uma forma explícita, que ao chegar na casa dele, pediu que a menina se levantasse e começasse a andar. Deste modo, pode calar assim, a boca daqueles que criticavam a sua ação libertadora.
Podemos de dizer que, a misericórdia e a compaixão de Jesus se manifestaram através do ato de fé daquele homem, e o poder de Deus superou todas as expectativas dos seus ouvintes e seguidores.
Também fez o mesmo, a Mulher, que de certo modo, demonstrou sua capacidade de fé em Jesus, e tocou no seu manto sem que Ele notasse por causa da multidão, e ela mesma queria se beneficiar sem ser conhecida. Mas Jesus pergunta, Quem me tocou? E ela se apresentou solícita como que dando uma certeza de sua credibilidade no Mestre Jesus.
Tanto a cura da filha de Jairro como da mulher simbolizam um aspecto fundamental da missão de Jesus. Não é só curar por curar. Mas a cura que Jesus faz em todo o seu Evangelho, é para mostrar o seu poder salvífico, não só no seu aspecto material de recuperar a saúde de alguém, mas no sentido de fazer com que o milagre seja um sinal de uma adesão firme, de caminhar na sua estrada e, de se comprometer com a proposta do Reino.
Concluindo a nossa reflexão de hoje, poderíamos dizer que a nossa fé é responsável fundamental pelo encaminhamento de nossa vida. Uma fé que seja de uma entrega constante nas mãos de Deus, confiados no seu desígnio salvífico.
Jesus continua hoje querendo curar de nossos males. Ele não exige muita coisa de nossa parte, mas, simplesmente, a confiança e o grande compromisso nosso em viver com fidelidade nossa condição de cristãos.
Por isso que a nossa é seja verdadeira e comprometida – Deus toma a iniciativa de comunicar o seu amor, e nós devemos responder prontamente com nossa entrega confiante. Deus vos abençoe.
  

VERSOS DE HOJE – ENCONTRO DE PESSOAS


As pessoas que eu encontro
Nos caminhos desta missão
Me ensinam tantas coisas
Numa verdadeira lição
E aí vou descobrindo
Que a vida vai seguindo
Na maior satisfação

As pessoas que eu encontro
Ora trazem alegria
E também felicidade
Neste nosso dia a dia
Nos transmitem esperança
E a eterna confiança
Pra viver um novo dia

As pessoas que eu encontro
Têm no coração tristeza
Por sentirem amarguradas
Com os problemas com certeza
Também é a situação
De viver a ocasião
Vem pedir a Fortaleza

As pessoas que eu encontro
São bonitas e saudáveis
Transparecem harmonia
Nos seus gestos agradáveis
Nos seus rostos alegrias
Não possuem nostalgias
As ações são favoráveis


PENSAMENTO DO DIA

“A fé é a força motora que conduz nossa existência” Pe. Tula


HISTÓRIA DE CAUCAIA: Você sabia

Vocês sabiam que o Coronel Coréia foi o avô do Tenente Edson da Mota Correia? Pois bem eis a prova:
Antonio José Correia, natural da Ilha de São Jorge, Arquipélago de Açores, Portugal, veio Para o Ceará com a família, e seus pais, Antônio José Correia e sua Mãe, Eugênia Rosa Bandeira de Melo Correia.
O Coronel Correia, como assim era conhecido, participou muito cedo da vida pública de Caucaia-Soure, como também teve muita influencia na política do Ceará. Teve influencia como Juiz Federal e foi Intendente de Soure em 1904. Morreu assassinado em 1914. Ele era casado com Dona Francisca Aureliana Sales Correia, falecida em 28 de fevereiro de 1931, tendo do matrimônio os seguintes filhos:
1 Antônio José Correia Filho ( Pai do Tenente Edson da Mota Correia)
2 Raimundo José Correia ( Pai do Coronel Arlindo )
3 Dr. João Alfredo Correia ( Engenheiro Civil)
4 José Augusto Correia
5 Pedro Augusto Correia
6 Maria Santana Correia
7 Francisca do Carmo Correia
8 Benvinda Correia
9 Maria Adélia Correia
10Raimunda Correia
11Olívia Correia
12Joana Correia

Aguardem amanhã tem mais novidades. Leia e Passe adiante estas curiosidades de nossa Terra e conheçamos melhor a origem das famílias.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - DIA 30 de Janeiro de 2012 - Mc 5,1-20


O quadro que nos apresenta o Evangelho de hoje, é Jesus atravessando o mar da Galiléia chegando até a terra dos Gerasenos, um povo pagão.
E, é justamente neste lugar que Jesus se encontra com um homem que estava possuído pelo espírito mal, e vai ao seu encontro, fazendo reconhecimento da pessoa de Jesus.
Quando o espírito mal reconhece a Jesus, faz questão de dizer a Ele, que deva se afastar, pois sua presença estava incomodando, lhe estava atormentando. E mais, o próprio espírito mal reconhecia que Jesus estava querendo destruí-lo.
O que acontece então? Jesus liberta aquele homem e lhe oferece como grande dom a graça da Salvação.
Quando os habitantes daquele lugar viram a ação libertadora de Jesus, de imediato exigiram a sua saída rápida do lugar, pois não admitiam esta situação do poder de Jesus está acima de seus interesses pessoais e era um atentado as suas pretensões.
Quer dizer, preferem valorizar as riquezas e os bens do seu conterrâneo do que mesmo a ação libertadora de Jesus. Isto é, eles não abriam mão desta condição, pois sua mentalidade não cabia este tipo de proposta que Jesus fazia diante das situações.
De fato esta atitude dos habitantes do lugar parece muito com a atitude de muitos nos dias de hoje, pois preferem valorizar os seus bens, pertences, e se apegar as riquezas e os prazeres, e dispensarem a presença de Deus em suas vidas.
Para estas pessoas, Deus aparece apenas como remédio de resolver determinados problemas da vida, e não funciona como razão de suas existências. É o chamado Deus-Utilitário como sempre usamos esta expressão. Se estiver bem, as pessoas dizem, eu não preciso de Deus. Mas logo quando vem o sofrimento, a dor, a angústia, Deus me acuda, dizem elas.
Podemos dizer sem medo que estamos atravessando uma situação na sociedade, onde as pessoas estão marcadas profundamente pela a preocupação com o TER, do que mesmo com o SER.
É a tal história: “a medida do Ter nunca enche”. Diz o ditado popular. As pessoas não querem abrir mão de forma alguma da realidade o POSSUIR, de barganhar cada vez mais bens para a sua vida.
Se puderem passar a noite acordadas procurando meios e estratégias para enganar os outros e auferir lucros para si, não escondem o seu gesto inconseqüente para fazer desta maneira.
E esta busca de riqueza é acompanhada necessariamente da busca do poder que se combinam num verdadeiro binômio. Este fato vem a tornar a sociedade com uma imagem totalmente distorcida de seus verdadeiros objetivos.
As pessoas vivem como que verdadeiras maquinas, perdendo a sua sensibilidade. Falta o respeito pelos direitos do cidadão, e a injustiça é o prato mais saboroso deste modelo de convivência.
O mais importante e fundamental apresentado no Evangelho de hoje, é que Jesus vem libertar os oprimidos, aqueles que vivem a margem da sociedade.
Ele também vem nos contestar este modelo de sociedade que aí estar. É por isso que naquela época os gerasenos não queriam a presença de Jesus na sua cidade, assim como muitos hoje não aceitam a presença do Evangelho, e a proposta de Jesus. Preferem manter a sua situação estática diante das grandes inquietações do mundo moderno.
Jesus veio para trazer os sinais da VIDA, e eliminar com os sinais de MORTE. ELE nos chama a atenção que nada pode estar acima da VIDA e do AMOR DE DEUS. Rejeitar JESUS é rejeitar a própria VIDA.
O homem possuído pelo espírito mal, agora libertado, é convidado por Jesus a fazer uma experiência de vida com ELE na misericórdia de Deus, mesmo contra a vontade de seus compatriotas, que preferem ficar presos e apegados às riquezas que oprimem e não aceitam a Salvação oferecida por Jesus.
Jesus veio ao mundo para nos dá a Salvação e a Vida. Veio para nos libertar da força do Mal. Veio para nos dá a Vida em toda a sua plenitude.
Cada um tem que viver esta experiência no dia a dia, procurando nos libertar dos males e das forças que nos arrastam para mergulharmos no fundo do poço da existência.
Jesus diz claramente neste Evangelho, que é para nós este apelo, no sentido de buscarmos viver a nova sociedade daqueles que acreditam na vida, nessa libertação e Salvação oferecidas por ELE. Deus vos abençoe.


VERSOS DE HOJE – VIDA EXPRESSÃO DE AMOR

Pela graça do Senhor
Nossa vida apareceu
Resultado de um amor
Que um dia aconteceu
Duas vidas se uniram
E o milagre aconteceu
É um fato importante
Nossa vida neste mundo
Ao nascer de duas vidas
Num mistério bem profundo
Com as graças do Senhor
O amor que é infundo

O amor com que viemos
É uma coisa transcendente
Do mistério de um Pai
Que se fez tão imanente
Vindo a nós em Jesus Cristo
Se fazendo um da gente

É por isso que a vida
Tem valor para guardar
Com carinho me afeto
Nós queremos preservar
Ao viver a extensão
Neste tempo e no lugar


PENSAMENTO DO DIA

“Não sejamos apegados às coisas deste mundo, mas nos apeguemos profundamente, as coisas quem vem do próprio Deus” Pe. Tula


HISTÓRIA DE CAUCAIA: Você sabia

O Padre Francisco Moreira de Souza nasceu em 1745. Foi batizada, a 18 de dezembro de 1745, filho de Pedro Barrosa Valente e Maria Moreira de Souza, esta irmã do Padre José Moreira de Souza. Foi Capelão em Siúpe em 1770, vigário de São Bento de Amontada, em 1784 vigário de Almofala. Faleceu em Siúpe, a 20 de janeiro de 1818, onde se encontra sepultado na capela de Nossa Senhora da Soledade.
Comentário: este detalhe serve apenas para provar para alguma pessoas que nesta capela existe realmente os restos mortais deste referido sacerdote que tinha laços de parentesco familiar com os MOREIRA DE SOUZA que deu origem ao Município de Caucaia. Leia e passe adiante.





sábado, 28 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELH - DIA 29 de Janeiro de 2012 - DOMINGO


Mais uma vez nos reunimos para meditarmos a Palavra de Deus, neste quarto domingo do tempo comum. No evangelho de hoje encontramos Jesus bem no início de sua missão evangelizadora. Na cidade de Cafarnaum, Jesus entra na sinagoga, e se põe a ensinar todos que lá se encontravam. 

Para tudo existe uma primeira vez. Com Jesus também foi assim, Ele quis experimentar, passo a passo, todas nossas dificuldades. Assumiu a natureza humana com todos seus problemas e limitações.

O evangelista ressalta que Jesus ensinava de forma diferente. Os ouvintes ficam admirados, pois Ele fala com autoridade. Não fala só da boca para fora, fala com o coração.

Falar com o coração é falar com convicção. Jesus não se limita a repetir as belas palavras usadas pelos doutores da lei. Fala com naturalidade, porém com calor e entusiasmo. Deixa transparecer que conhece o assunto.

Esse é o segredo. Essa é a primeira lição que Jesus nos deixa no evangelho de hoje. Precisamos estar preparados para evangelizar. Frases feitas, palavras bonitas, podem até provocar lágrimas momentâneas, mas não convencem nem convertem.



Mais dias ou menos dias, as palavras desacompanhadas de exemplos caem no descrédito e no esquecimento. Mais do que falar, é preciso viver o que se diz. Neste evangelho, Marcos não se preocupou em relatar o que Jesus ensina, mas sim, o modo como ensina.

Marcos ficou entusiasmado com esse novo método de Jesus que fez até o espírito do mal tremer. Todos os presentes ouviram o próprio demônio testemunhando que ali se encontrava Jesus Nazareno, o Santo de Deus que tinha poderes para destruÍ-lo. 

Cheio de ódio, tomado pelo medo de ser destronado e de perder o seu poder no mundo, o príncipe do mal tentou discutir com Jesus. Outra lição que aprendemos hoje é como reagir diante da provocação do demônio.

Precisamos estar preparados, pois no serviço voltado para o bem, o mal está sempre presente. O evangelizador é um inimigo mortal. Para não perder seus súditos, o demônio usa de artimanhas para atrapalhar e desencorajar. A oração é o escudo protetor, é o remédio que liberta da preguiça e do medo.

Neste evangelho Jesus ensina como evangelizar através de novos métodos e com renovado ardor missionário. O novo método de evangelização é falar com o coração, é lutar por justiça e paz, é viver a partilha e a fraternidade. Ardor missionário significa viver o evangelho, viver o amor.


VERSOS DE HOJE – AÇÕES INVEJOSAS


Eu não sei mais o que faço
Pra viver com meu talento
Pois estou incomodando
Muita gente no momento
Vejo que não sou culpado
De meus pais eu ter legado
Muitos dons e meu sustento

Sempre faço a diferença
Pelo jeito de expressar
Sou bastante verdadeiro
Eu não posso me calar
Com histórias infundadas
E conversas mal contadas
Muita gente quer falar

Se eu prego, se eu canto
De um jeito diferente
Mas que toca o nosso povo
Bem de perto o carente
Que me vê simplicidade
E também sinceridade
Do meu modo envolvente

Quem não sabe bate palma
Assim diz nosso ditado
Muita gente estar roendo
Com inveja e bem zangado
Estão querendo destruir
E querendo me excluir
Do espaço ocupado

A Inveja é coisa feia
Muita gente tem demais
Pois não vive longe dela
Mas a inveja satisfaz
E eu rezo todo dia
Pra manter a harmonia
E crescendo muito mais

Ò meus caros coleguinhas
Da missão sacerdotal
Fiquem frios no seu canto
Que não vou fazer o mal
Agradeço todo dia
A Deus Pai e a Maria
PADRE TULA É UM SINAL


PENSAMENTO DO DIA

“Falar com a voz do coração, vale muito mais do que discursos e palavras que saem apenas da nossa boca” Pe Tula


HISTÓRIA DE CAUCAIA: Você sabia

Consta nos registros do Livro de Tombo da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres o seguinte teor:
Várias vezes atentaram contra a vida dos Padres nas Capelas de Caucaia. Há registro que Padre Adriano, na Capela de Coité, ao Padre Vital Elias, na Capela da Serra da Conceição, ao Padre Apolônio na região da BR-020, e ao Padre Tula na Capela de Sítios Novos.

MENSAGEM DO EVANGELHO - DI 28 de Janeiro 2012 - Mc.4,35t-41


TEMPESTADE ACALMADA

Existem momentos na nossa vida em que nos encontramos em situações vexatórias, procurando uma saída e ficamos sem opções e condições de resolvê-las.
Ficamos como que mergulhados num turbilhão de nuvens escuras que não nos deixam ver os horizontes da vida, nos deixando parado diante de problemas e dificuldades intransponíveis.
Há neste sentido uma  sensação desagradável que nos deixa quase perdidos na caminhada da vida, não encontramos as soluções devidas, perdemos nossa identidade, e fraquejamos na nossa fé.
Acredito que cada um de nós já passou por esta sensação difícil, e que, se procura uma saída e não se encontra. Ficamos sem rumo e direção, procuramos a todo custo uma tábua de salvação.
Quem não conhece no interior um capinzal muito grande, ou até mesmo um canavial. Quando irrompe uma ventania ou um redemoinho, como se diz, as palhas do capim quase vão ao chão, mas não caem por causa de sua raiz, e logo ao passar o vento elas voltam ao normal, como se nada tivesse acontecido.
É minha gente nas grandes dificuldades da vida, muitos se esquecem que tem um verdadeiro Pai Todo-Poderoso, que vela por nós e cuida da nossa vida. Ele está sempre presente, sobretudo nos momentos de infortúnio e tristezas.
Ele é aquele que não abandona seus filhos, mas, se encontra vigilante, olhando para cada um de nós. Deus é o Deus – Presente na história e na vida do seu povo.
Quando passamos por dificuldades e aperreios somos testados sobre a qualidade de fé que possuímos. Dentro de nossa visão de fé o que poderia acontecer se cada de nós pudesse avaliar o conteúdo de nossa fé?  Quais as bases que sustentam a nossa iniciativa diante da proposta do evangelho de Jesus? Será que a nossa fé é utilitarista? Buscamos a Deus só quando estamos com problemas e dificuldades?
Pelo visto, do texto de hoje, os discípulos se viram em apuros, e quiseram a todo custo acordar Jesus, para resolver o problema da tempestade que tomava conta da barca a ponto de afundá-la.
Jesus tranqüilo diante da situação dizia para os discípulos porque aquele medo, e logo a tempestade foi acalmada. Jesus questiona a Fé deles e coloca diante das situações da vida que é preciso enriquecer o compromisso de vida.
A tempestade acalmada serve para mostrar aos discípulos o poder de Jesus Cristo que até os ventos obedecem, e as ondas voltam ao seu lugar.
Na nossa vida as tempestades sempre existirão, nós temos que ultrapassar as mesmas com a força de nossa fé, uma fé comprometida que nos leva a vencer todos os reveses da vida. Não devemos esperar que Deus venha resolver os nossos problemas, mas é preciso lutar para que os mesmos encontrem a solução na capacidade que cada um de nós temos de resolvê-los.
A tempestade vai passar, assim cantam por aí na música. Mas nós é que devemos passar pela tempestade, pois, elas sempre existirão. A nossa fé nos vai fortalecer e dar elementos para podermos passar pelos mais sérios abismos sem temer mal algum. Deus vos abençoe.


VERSOS DE HOJE – ALEGRIA VENCE A TRISTEZA

Veio na minha cabeça
Coisas boas a pensar
Os momentos de alegria
Que hoje vou aproveitar
Criarei disposição
Mesmo nesta situação
Pois eu tenho vibrar

Oportunidade destas
Não se deve escapar
Se eu não me predispor
Eu não posso mais ganhar
Nosso tempo é perdido
Ficarei desiludido
Eu não posso reclamar

Vai ter que ser agora
O momento ideal
Minha força botarei
Para eu vencer o mal
Alegria vai vencer
A tristeza não vai ter
Nem que gaste o meu Real


PENSAMENTO DO DIA

“As tempestades da vida não passarão, e sim nós que passaremos pelas tempestades com a nossa fé” Pe. Tula


HISTÓRIA DE CAUCAIA – Você sabia

Em 1749 os Índios Tremembés foram transferidos de Almofala, antiga Vila do Cajueiro, para as regiões de Soure, mas precisamente nos lugares próximos a lagoa do Genipabu, por decisão do Capitão-Mor Manuel da Rocha Almeida. Aconteceu isto, pois as areias da praia tomaram conta da Vila dos índios, posteriormente voltaram para seu lugar de origem Almofala.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - DIA 27 de Janeiro de 2012


Achei muito interessante, e bastante questionadora esta reflexão sobre o Evangelho de hoje e coloquei para aprofundarmos a Palavra de Deus. Mc 4,26-34


A idéia de hoje é: entender como é o Reino de Deus! Jesus fez várias comparações em forma de parábolas, que muitas vezes os discípulos não entendiam, então Ele explicava. Antes de Jesus, ninguém teria coragem de comparar o REINO DE DEUS a um grão de mostarda, a uma semente, a coisas tão simples e pequenas ou situações do dia-a-dia. Seria uma blasfêmia comparar algo tão grandioso a algo tão pequeno! Mas Jesus fazia questão de mostrar que o Reino de Deus não está no extraordinário, mas na contemplação das coisas simples da vida diária. Jesus seria capaz de fazer infinitas comparações de onde o Reino de Deus pode ser encontrado, porque Ele sabia contemplar o simples. Então a proposta do Evangelho de hoje é encontrar o Reino de Deus nas coisas simples! Eu vou começar aqui para ajudar a inspirar você. Depois, você é quem vai começar a procurar as pistas de Deus ao seu redor...
O Reino de Deus é como... uma pessoa que está com muita saudade de alguém, e após muito tempo, reencontra a pessoa querida...
O Reino de Deus é como... ser acordado com um sorriso, um carinho e uma palavra de amor, que alegra todo o dia de uma pessoa e de todos que a encontrarem...
O Reino de Deus é como... a sensação de encontrar uma nota de 20 reais que estava esquecida no bolso de uma calça usada...
O Reino de Deus é como... a emoção de experimentar algo novo como ver o mar, viajar, comer algo diferente, voar, mergulhar, beijar, amar, receber o primeiro salário, casar, ser pai/mãe, ser avô/avó, ser reconhecido por suas obras...
O Reino de Deus é como... fazer as pazes depois de uma discussão... e descobrir que a relação ficou mais forte que antes...
O Reino de Deus é como... alguém que olha para um pedaço de pão e um pouco de vinho consagrado e vê Jesus... que olha para as pessoas ao seu redor e vê Jesus... que olha para a sua vida, para o que conquistou, para o que está passando hoje e vê os sinais de Deus...
O Reino de Deus é como...

VERSOS DE HOJE -  APESAR...........

Apesar de tantas coisas
Que acontecem hoje em dia
O amanhã me traz conforto
Muita paz, muita alegria
Quando vejo sol nascer
E a vida florescer
Pai Nosso, Ave Maria

Apesar de tantas coisas
Que provocam sofrimento
Cada dia que começa
Eu encontro mais alento
Mesmo com dificuldade
Não escondo a verdade
Vivo agora este momento

Apesar de tantas coisas
Que aparecem em minha frente
Dar vontade de parar
Pois me deixa indiferente
Mas a força me conduz
Pois o Cristo me seduz
E me acorda de repente


PENSAMENTO DO DIA

“Nas pequenas coisas da vida que vemos, encontramos a grandeza de Deus que sentimos” Pe. Tula.


HISTÓRIA DE CAUCAIA: Você sabia

ANTÔNIO SALES era filho de Miguel Ferreira Sales e Delfina Pontes Sales, sendo seu pai, justamente com o Capitão José Ferreira Sales, Ignácio Ferreira Sales, Liberalino Ferreira Sales, filhos do português Francisco Ferreira Sales e sua consorte D. Maria Rosa Xavier da Encarnação. José de seu casamento com D. Antonia Ferreira Sales fundou a linha FERREIRA SALES de Caucaia, através de sua prole: Ignácio André Sales, Fausto Dário Sales, Virgínia Freire Sales, Manoel Marrocos de Sales, Conceição Freire Sales, Joaquim Freire Sales. 

Comentário: deste tronco os SALES de Caucaia poderão conhecer toda a sua descendência, como Os Sales da linha do Sr Vicente Sales, casado com D. Otilia Gonzaga Sales, pais de D. Corália, secretária do Luzardo Viana por muitos anos, Como também os Sales da linha do Primeiro Prefeito eleito pelo povo de Caucaia Fausto Dário Sales. Lendo poderão complementar mais esta pesquisa e estabelecer uma árvore genealógica de suas família. Leia e Passe adiante.



quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 26 de Janeiro de 2012 - Lc 10,1-9


DEUS ESTÁ PRÓXIMO

Quando nós sentimos a presença do Senhor Jesus em nossa vida, passa dentro de cada um de nós o desejo enorme de fortalecer o nosso coração de sermos verdadeiros construtores do Reino de Deus.
Pelo batismo e pela existência concreta de nossa fé, sentimos a necessidade de nos lançar na grande missão de sermos continuadores da boa nova da salvação.
Como diz bem claramente a letra da música “É missão de todos nós, Deus nos chama, e eu quero ouvir a sua voz”, na verdade cabe a todos indistintamente, a tarefa de sermos discípulos e missionários de Jesus Cristo.
Dentro de nossa situação concreta de vida Jesus continua a nos chamar, e ao mesmo tempo, a nos enviar, assim como os setenta e dois discípulos do Evangelho de hoje, indo dois a dois a todo lugar anunciando a verdade.
Para enviar os setenta e dois discípulos Jesus passou muitas instruções que são desafiantes e que traduzem a responsabilidade daqueles que assumem o projeto de Jesus. É uma missão árdua e desgastante, que requer uma decisão firme e consciente daquilo que se propõe.
O texto bíblico de hoje mos traz palavras bem fortes a respeito da missão, como também, desafiam àqueles que querem assumir de fato as exigências do chamado, levando bem a sério aquilo que Jesus mostra no decorrer da missão.
Jesus fala que a messe é grande e os operários são poucos. Provando com estas palavras que não é moleza. Deve haver e acontecer gente para lançar-se no trabalho missionário. Jesus também dz “eis que vos envio como cordeiro entre lobos”, Isto é, a mansidão e a simplicidade devem ser as armas para vencer as dificuldades da missão, e assim conseguir a realização dos objetivos da mesma.
Depois Jesus fala do desprendimento para assumir a missão, em não levar nada pelo caminho, nem bolsa, nem sacola e nem alforge. Apenas levar o necessário para a realização do projeto missionário, a força de vontade, a coragem, e a firme decisão de ser testemunha de Jesus Cristo.
Ele fala do desprendimento e disposição, realidades que devem estar bem presentes, a disponibilidade e o despojamento devem ser marcas daquele que sai e vai a busca do ideal missionário.
Jesus dá diversas outras instruções que são capitais no exercício do ministério. O mestre não traz para os discípulos nenhuma ilusão contando facilidades, mas é muito claro na sua colocação para eles, usando de muita clareza e fidelidade naquilo que falava.
Assim como para os discípulos as exigências eram prementes, na verdade hoje, precisamos estar atentos para enfrentarmos as batalhas da vida. As mesmas exigências de Jesus no passado valem para o nosso presente. A prudência e a coragem serão nossas companheiras nesta trajetória evangelizadora.
Apesar de, em nossos dias, o sentido da vida comunitária estar um pouco defasado, pelo novo modele de Igrejas que se instalam na sociedade moderna, com a predominância de uma fé individualista, e às vezes até mercantilista, a missão segundo o Evangelho de hoje, deve acontecer na vida comunitária das pessoas.
A maneira como Jesus envia os discípulos dois a dois é a prova maior de que esta missão não acontece de maneira isolada, o aspecto dois a dois expressa comunitariedade da missão de Jesus Cristo.
Outro detalhe importante deste texto de hoje, é que o missionário tem como finalidade principal anunciar a Pessoa e a Missão de Jesus, e não um projeto pessoal, um pro
grama de vida julgando-se como seu. O projeto pessoal não realiza o segredo da missão.
Quando vamos para a missão no dia a dia, devemos escutar os clamores do povo, e expressarmos pelo testemunho a nossa fé incondicional em Jesus Cristo.
Outro detalhe importante, o verdadeiro missionário não deve se importar em receber resultados imediatos da missão, mas deve plantar a semente, e ela vai germinando para depois produzir frutos desejados.
Finalmente por este Evangelho, Jesus quer salvar a humanidade, mas quer contar com a participação de todos nós neste processo.


VERSOS DE HOJE – ANUNCIADORES DO REINO


 Os anunciadores do Reino (vers.1-16)


O Senhor fez um chamado
Para uma grande missão
Aos setenta e dois discípulos
Mostrando a sua razão
Dois a Dois os enviou
Aos setenta e dois mostrou
Anunciar a salvação

Eles foram a sua frente
Para toda a cidade
Lugar onde Ele ia passar
A pregar toda a verdade
Grande é nossa colheita
É preciso seja feita
Com toda sinceridade

Os trabalhadores são poucos
Por isso quero lhes enviar
Levando a boa nova
Pelo mundo anunciar
Dêem fazendo a Deus a prece
Que envie a sua messe
Muita gente pra ajudar

Estou enviando vocês
Como colaboradores
Tais cordeiros entre lobos
Sejam os meus seguidores
Vocês serão perseguidos
Sejam todos desprendidos
Como anunciadores

Não levem bolsas, sacolas
Nem sandálias nos pés seus
E não parem pelo caminho
Só falando com os teus
Ao entrarem em qualquer casa
Paz esteja nesta casa
E a benção que é de Deus

Permaneçam nesta casa
Comam o que dela tiver
O trabalhador merece
O salário que lhe aprouver
De casa em casa não passem
As barreiras ultrapassem
Pra atingir o que puder

Ao entrar numa cidade
E forem bem recebidos
Comam o que lhes servirem
E se sintam acolhidos
Os doentes que lá houver
Curem a todos se puder
Vocês forem escolhidos

Digam ao povo da região
O Reino de Deus estar por vir
Se aproximem todos dele
Não o deixe de seguir
Pois estar próximo de chegar
E sua vinda inaugurar
Novo tempo vai surgir


PENSAMENTO DO DIA


“O caminho da evangelização nos leva a descobrir o verdadeiro apaixonamento pela Pessoa e a Missão de Jesus Cristo” Pe. Tula


HISTORIA DE CAUCAIA: Você sabia

Em 05 de Março de 1775 José César de Alexandre, comunica ao Marques de Pombal a existência na Villa de Soure do Índio André Vidal de Negreiros, de 124 anos de idade, Capitão-Mor que foi da mesma Vila. Fica em seu juízo perfeito, diz a carta, e serviu de Juiz Ordinário, no ano 1773, tendo três filhos machos, cinco fêmeas, trinta e três netos, e vinte quatro bisnetos.
Em 30 de Outubro de 1777, é comunicado o falecimento do mesmo índio com 126 anos de idade.  Leia e passe adiante

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 25 de Janeiro de 2012


FESTA DE SÃO PAULO, APOSTOLO
                                              Saulo, natural de Tarso, na Cilícia, filho da tribo de Benjamim e ao mesmo tempo cidadão romano, possuía  talentos extraordinários, aliados a uma força de vontade inquebrantável.
No tempo em que Jesus Cristo pregava o Evangelho na Palestina, Saulo, assentado aos pés do célebre Gamaliel, estudava as ciências dos Santos Livros. Os belos talentos que possuía, sua aplicação e, sobretudo seu zelo ardente  pela lei de Moisés e as tradições do povo, chamaram a atenção dos fariseus.
                                              O crescimento rápido da Igreja de Jesus de Nazaré, e o aumento espantoso do número dos discípulos de Cristo crucificado fez com que no coração de Saulo se incendiasse um ódio mortal aos cristãos, por ele considerados traidores da causa pátria.
Qual lobo voraz tinha sede do sangue dos mesmos, e quando o primeiro mártir Santo Estevão morreu, vítima do ódio dos fariseus, os algozes depositaram as vestes aos pés de Saulo. Mas o jovem diácono vingou-se do jovem fariseu, alcançando-lhe a conversão, pelas suas orações.
                                              Apenas dois anos depois da morte de Jesus, incitado constantemente pelo ódio dos fariseus, Saulo foi ao Sumo Sacerdote, e pediu-lhe cartas para a sinagoga de Damasco, com poderes para trazer presos para Jerusalém todos os partidários de Jesus, homens e mulheres.
Em caminho, já  perto daquela cidade, de repente lhe reluziu em torno uma luz, vinda do céu. Caiu por terra e ouviu uma voz, que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”   Ele respondeu: “Quem sois vós, Senhor?”   O Senhor disse: “Eu sou Jesus, a quem persegues”. Tremendo e todo assustado, disse: “Senhor, que quereis que eu faça?”  
O Senhor respondeu-lhe: “Levanta-te e entra na cidade, lá se te dirá o que tens que fazer”. Os homens do séqüito, atônitos, ouviram a voz, mas não viam pessoa alguma. Saulo levantou-se, abriu os olhos, mas estava cego. Tomaram-no pela mão e levaram-no para Damasco.
 Passou três dias sem ver e não comeu nem bebeu. Havia em Damasco um discípulo, chamado Ananias. O Senhor disse-lhe em visão: “Levanta-te e vai à Rua Direita; procura na casa de Judas um homem de Tarso, chamado Saulo. Neste momento ele ora” (e Saulo viu numa visão um homem, chamado Ananias, entrar e impor-lhe  as mãos, para que recobrasse a vista).
 Ananias respondeu: “Senhor, tenho ouvido falar muito desse homem e do mal que fez aos santos em Jerusalém. Mesmo para cá ele trazia plenos poderes dos Príncipes dos Sacerdotes para meter em ferros todos os que invocam vosso nome”. O Senhor, porém, disse-lhe: “Vai, este homem é um instrumento de minha escolha, para levar o meu nome às nações e aos reis, assim como aos filhos de Israel. Vou ensinar-lhe a ele quanto tem de sofrer por meu nome”. Ananias foi.
Chegando à casa, impôs as mãos a Saulo e disse-lhe: “Paulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho, manda-me para te restituir a vista, e encher-te do Espírito Santo”. No mesmo instante, lhe caíram dos olhos como que escamas, e pode ver. Levantou-se e fez-se batizar. Paulo ficou ainda alguns dias em Damasco com os discípulos; e logo pregou nas sinagogas, que Jesus é Filho de Deus.
                                              Os ouvintes ficaram admirados e diziam: “Não era ele, que em Jerusalém queria matar a todos que invocam o nome de Jesus ? Não veio aqui com a determinação de levá-los amarrados aos Príncipes dos Sacerdotes ?”  No entanto, Paulo ganhava de mais a mais, e levava a confusão no meio dos Judeus em Damasco, provando que Jesus é o Messias.
                                              Decorridos alguns dias, os judeus deliberaram, em conselho, matá-lo. Estas intenções chegaram ao conhecimento de Paulo.  Os judeus vigiavam as portas da cidade dia e noite, para que não escapasse. Mas os discípulos, tomando-o de noite, fizeram-no descer pela muralha dentro de um cesto.
                                              Chegando a Jerusalém, Paulo procurou achegar-se aos discípulos, mas estes o temiam, não acreditando na sua conversão. Então Barnabé tomou-o e levou-o aos Apóstolos. Contou-lhes que o Senhor tinha aparecido a Paulo em caminho, e falou-lhes da coragem com que Paulo se tinha declarado, em Damasco, em favor do nome de Jesus. Desde então Paulo ia e vinha com eles em Jerusalém, e falava com toda a liberdade no nome do Senhor.
                                              Paulo, dantes inimigo do nome de Cristo, tornou-se-lhe o maior defensor. Outrora recebia cartas com ordens de destruir as Igrejas e aprisionar os cristãos; depois, como Apóstolo, escreveu muitas epístolas, para suma edificação dos fiéis, epístolas cheias de sabedoria e do Espírito Santo. Conhecendo o mal que fizera, conhecendo a gravidade dos seus pecados, empenhou toda a energia na propaganda da doutrina de Jesus Cristo.

VERSOS DE HOJE – HOMENAGEM A IR. DA PAZ
Um ano da sua páscoa eterna – Saudades Caucaienses

Minha amiga Irmã da Paz
Encontrou-se com o Senhor
Pois viveu por longos anos
Espalhando o seu amor

Nossa terra Caucaiense
Tem uma imensa gratidão
Sua presença missionária
Tendo a Bíblia em sua mão

Recebi quando rapaz
Instruções da grande Mestra
Minha querida Irmã da Paz
Pois na Bíblia era Maestra

Mulher simples e servidora
Não olhando a sua idade
Era eterna seguidora
Dos casais desta cidade

É Caucaia que relembra
Este ano de saudade
Mas no céu reza por nós
Nossa Irmã com piedade

PENSAMENTO DO DIA
“Todo povo conta a sua história que marcada ficará, eu te falo Irmã da Paz que tua vida permanecerá” ( Pe. Tula )

HISTÓRIA DE CAUCAIA: Você sabia
No Livro 04, fl 17 v de casamentos numero 32, encontra-se registrado o casamento de RAIMUNDO JOSÉ CORREIA e DELFINA DA COSTA GADELHA, na Matriz de Caucaia. NO dia 05 de novembro de 1884:
“Na presença das testemunhas, Manuel Rodrigues dos Santos e Odorico Sigismundo de Moraes, depois de feita as denominações de estilo por palavra dos presentes, procedi ao casamento de: DELFINA DA COSTA GADELHA, filha legítima de Joaquim Pereira Cavalcante e Maria Joana da Costa Gadelha, com RAIMUNDO JOSÉ CORREIA, filho legítimo de Antônio José Correia e de Francisca Aureliana Sampaio, nesta matriz de Soure. Dou fé. Padre Pedro Leopoldo Feitosa.
Desta casal nasceu Otília Correia Sampaio
Leia e Passe adiante







terça-feira, 24 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO DO DIA 24 de Janeiro de 2012


O Evangelho de hoje nos apresenta a verdadeira família de Jesus. Esta família em síntese representa todos aqueles que fazem a vontade do Senhor.
No tempo de Jesus, os seus parentes mais próximos achavam-se privilegiados a ocupar melhores posições junto a Ele, e de certo modo, Jesus dá esta resposta não para menosprezá-los, mas para reafirmar o seu compromisso com o projeto do Pai.
O trecho do Evangelho nos traz ao coração, a pessoa de Maria, acompanhada de vários parentes que vieram até Jesus, onde estava pregando e ensinando ao povo.
Ela queria com seus parentes e amigos se aproximar de Jesus para falar com Ele. Porém alguém do povo anuncia em voz forte para Jesus que sua Mãe e seus irmãos estavam chegando e se encontravam fora do ambiente.
Mas Jesus afirma de maneira bastante enfática que sua mãe e seus irmãos são todos aqueles que ouvem a Palavra de Deus e põem em prática. Diz isto olhando para todos aqueles que o rodeavam.
Bom, à primeira vista esta atitude de Jesus pode parecer inconseqüente, e ao mesmo tempo desconcertante, pois se tratava de sua própria mãe e parentes. Pode transparecer uma idéia de desprezo, mas que na verdade numa outra visão, este gesto de Jesus veio por assim dizer, fortalecer cada vez mais, a pessoa de Maria.
Olhando com clareza o texto sagrado, Jesus não queria de forma alguma ser deselegante com Ela, mas ao dizer esta expressão, Ele supervalorizou o papel de Maria na História da Salvação da humanidade.
Jesus nestas palavras veio a incluir no contexto dos que ouvem a Palavra de Deus, Ela que se tornou o exemplo e modelo de escuta da voz de Deus.
E mais, Maria não só escutou com freqüência a Palavra, mas a Palavra se tornou Carne em sua vida, no seu ventre, gerado o Deus humano para toda a humanidade.
Ela foi a primeira que se deixou envolver pela riqueza da palavra do pai, quando livremente e disponível respondeu a voz do anjo Gabriel, dizendo SIM, Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa Palavra.
Maria se tornou escrava, serva da Palavra do Pai. Por isso é que Maria estava plenamente incluída naquelas palavras de Jesus quando na ocasião do seu ensinamento, e no momento de sua chegada no meio do povo.
Assim como Maria queremos fazer parte integrante da família de Jesus fazendo a cad dia e hora a vontade de Deus, vivendo com fidelidade a sua Palavra. Deixemo-nos envolver pela sua palavra e façamos com que Deus tenha prioridade em nossa vida.


VERSOS DE HOJE – MARIA, MÃE E MULHER

Vejam aquela mulher
Vestida de tanta beleza
È Maria entre as mulheres
Que nos trouxe a riqueza
Foi Jesus que veio Dela
Nossa grande cidadela
Onde se canta a grandeza

Vejam aquela mulher
Na simplicidade que tem
É a mãe de todos os viventes
O nosso louvor convém
Maria, Mãe de Jesus
Heroína ao pé da Cruz
A Maria, honra e glória amém

Vejam aquela mulher
Sinal de maior devoção
Do povo sofrido da terra
Que encontra libertação
Maria, Maria, Maria
Nossa estrela Guia
Conduz-nos a Salvação

Vejam aquela mulher
A mãe de todos os viventes
Do Sim que deste a Deus
Por isso ficamos contentes
É mãe da humanidade
Que vive a fidelidade
Maria de todas as gentes


PENSAMENTO DO DIA

“Devemos abrir novos horizontes e enxergarmos os sinais da vida para alcançar nossos mais lídimos ideais”  ( Pe. Tula )


HISTÓRIA DE CAUCAIA: Você sabia:

OS CORREIAS ou CORREAS de Caucaia são representados, por ANTONIO JOSÉ CORRREIA e sua mulher EUGENIA ROSA BANDEIRA DE MELO CORREIA, viveram no seu sítio Ypioca em Maranguape, onde haviam chegado procedentes do Arquipélago dos Açores em dezembro de 1841, trazendo consigo seis filhos:

1 Antonio José Correia
2 José Correia de Melo
3 João José Correia
4 Maria Correia ( do Amaral )
5 Eugenia de Melo Correia ( Pinho )
6 Severina Correia (  Sombra )

Leia e passe adiante

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 23 de Janeiro 2012 - Mc 3,22-30


Os milagres que Jesus fazia no meio do povo só tinham o verdadeiro sentido, quando aqueles que eram beneficiados viviam uma sintonia perfeita com o seu messianismo.
O poder de levar o povo ao inteiro convencimento não dependia só de Jesus, mas as opiniões a respeito de sua ação messiânicas apresentavam contradições as mais variadas possíveis.
Na visão dos doutores da Lei, os milagres de Jesus eram interpretados como ações que partiam de Satanás, e chegavam a afirmar com seus gestos no meio do povo emanavam de uma força que não era deste mundo, mas sim, de Belzebu, o príncipe dos demônios.
Portanto, a acusação que faziam de Jesus era fortíssima, e tinha um caráter realmente perseguidor e de total aversão ao seu ministério.
Jesus não podia ficar calado e imóvel diante destas acusações infundadas que faziam sobre Ele. Procurou dar uma maneira deliberada dar uma resposta a altura daquilo que eles mereciam, fazendo desmascarar todas as acusações que lhe fôra imputada.
Os milagres que Jesus fazia tinha como finalidade arrasar por completo com as forças do mal que tomavam conta do povo. Jesus queria dar um basta em toda esta situação. O seu poder vinha de Deus, e não do Satanás. Como pode acontecer que venha expulsar os demônios aliado com o próprio satanás? 
Era totalmente inadmissível esta acusação que faziam a seu respeito, não tinha cabimento algum, pois Jesus veio realizar em toda a sua extensão a vontade do Pai.
Uma ordem sua era o bastante para que os demônios se afastassem e deixassem livres as pessoas, a fim de que pudessem ter uma vida normal inseridos na sociedade e participando do convívio de todos. Jesus em certo sentido era o verdadeiro terror dos demônios.
Desta forma, a acusação que faziam a Jesus não tinha o menor cabimento, pois o Belzebu não exercia nenhum poder que viesse abalar as estruturas da missão do Mestre.
E mais ainda, como é que belzebu e unir forças dele mesmo para si? Assim era uma incoerência aquela acusação. Eles estavam como que perdidos encontrando aqui e acolá uma motivação torpe para acusar Jesus de qualquer coisa.
Por isso, na nossa missão encontramos muitas forças opostas que nos obrigam às vezes a rejeitar ou até mesmo recuar de nossa fidelidade ao projeto de Jesus.
Não vamos dizer deliberadamente que são forças demoníacas, mas algo que nos impede a realização de nossos mais sinceros ideais. Ás vezes nos sentimos abatidos diante dos reveses da vida, temos aquele vontade de desanimar, pois a missão é árdua e os caminhos tortuosos.
Assim como o Espírito Santo estava com Jesus, Ele deve estar conosco também animando e reanimando nossas forças para construir o Reino.


VERSOS DE HOJE – MOMENTOS NA VIDA

Há momentos nesta vida
Não podemos prevenir
Com as coisas que acontecem
No seu modo de existir

Há momentos nesta vida
Não sabemos o que fazer
Os contrastes existentes
Estão nos fazendo sofrer

Há momentos nesta vida
Onde a vida é agradável
As pessoas se entendem
De uma maneira favorável

Há momentos nesta vida
Onde brigas ainda existem
Faltam-nos entendimento
As pessoas não transmitem

Há momentos nesta vida
Onde tudo tem sentido
A perfeita consciência
Onde tudo é compreendido


PENSAMENTO DO DIA

“Quando perdemos a consciência de quem somos, perdemos o sentido de nosso Viver” ( Pe. Tula )


HISTÓRIA DE CAUCAIA: Você sabia
Conforme dados encontrados nas descendências dos MONTEIRO GONDIM, podemos dizer que os mesmo adquiram Sesmarias nas regiões da Serra do Juá, Cararu, Sítios Novos e se entrelaçaram em matrimônios com os FORTES, OS GÓIS e OS OLIVEIRAS. Existem, portanto ligações consangüíneas entre estas famílias, daí se encontrar hoje em Caucaia, ligações MONTEIRO DE GÓIS, OLIVEIRA GÓIS, OU mesmo GOIS MONTEIRO ( presente muito em Catuana), e daí os MARTINS e OLIVEIRA ( nas barrancas do Rio São Gonçalo).
Leia e Passe adiante
Obs: amanhã detalharemos mais estas informações de descendentes.