Toda Hora estarei com você

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 05 de Janeiro de 2012- Jo. 1,43-51

O seguimento a Jesus Cristo como sempre, requer daqueles que se decidem por ELE, um esforço muito grande para entender de fato o mistério que envolve a sua pessoa, e o conteúdo próprio de sua missão.

Os primeiros discípulos que O acompanharam tiveram de fazer um processo de superação muito grande em suas vidas, visto que, o Messias esperado por eles, não correspondia muito bem aos seus anseios, pois eles não podiam aceitar que Jesus viesse de uma cidade tão insignificante, Nazaré no caso, e fosse de uma condição social muito pobre.
Jesus no contexto histórico era considerado um desqualificado, marginalizado, uma pessoa sem nenhum futuro. Poderia se pensar em algo importante saindo de Nazaré, como diz a Escritura. Mas foi de lá precisamente que surgiu o Salvador.
À medida que os discípulos iam surgindo e seguindo os passos de Jesus, eles próprios faziam questão de apontar o Messias para os outros. No caso do Evangelho de hoje, vemos a insistência de Felipe à Natanael que pudesse ver o Senhor.
 Felipe falou assim “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei e também nos profetas. É Jesus de Nazaré, o Filho de José”.
Natanael colocou-se numa atitude de ver o Senhor, mas bastante desconfiado por todos os seus preconceitos, e aquilo que pairava na sua cabeça a respeito de determinadas situações que só ele mesmo poderia explicar.
 Por causa desta atitude de Natanael foi que Jesus considerou um israelita íntegro, como diz o Evangelho, realmente Jesus disse a verdade, como também, Natanael se posicionou verdadeiro das suas convicções.
Portanto, Natanael não se mostrou com fingimento, mas se tornou verdadeiro, por isso, que Jesus confiou nele e fez esta afirmativa a respeito de sua pessoa.
Podemos dizer que a maneira como Jesus tratou a Natanael veio deixá-lo totalmente desarmado de suas pretensões, pode assim abrir novos caminhos para viver a experiência do seguimento a Jesus de Nazaré. Natanael reconheceu em Jesus como Rabi, ou seja, Mestre, onde poderia depositar toda a confiança de sua vida.
E mais Natanael pode reconhecer Jesus, não só como o Homem de Nazaré, mas como o próprio Filho de Deus, que na sua origem vinha superar todas as expectativas possíveis daqueles que esperavam o Messias, como o verdadeiro Salvador da humanidade.
Natanael, conforme lemos, veio também reconhecer em Jesus Cristo, o Rei de Israel, o Messias que vinha reavivar aquela esperança que o povo ansiava no coração, e que de Nazaré também podia sair coisa boa.
Assim como vemos na caminhada dos discípulos de Jesus, hoje precisamos através dos acontecimentos, das pessoas, das palavras e gestos, descobrindo uma maneira própria de reconhecer Jesus. Ver através dos sinais dos tempos que Ele deve estar passando todo dia em nossa vida, batendo na porta da nossa casa, nas ruas da nossa cidade, mostrando seu coração no rosto desfigurado de tantos irmãos nossos, e aí por diante.
Temos que fazer a mesma atitude de Natanael, reconhecer os preconceitos que temos, e quebrar aqui e acolá, determinadas atitudes que nos impedem de ver no outro, nosso irmão de caminhada. É preciso, portanto, buscar novos horizontes de vida e fazer da vida um verdadeiro aprendizado para a nossa convivência ser mais saudável durante o decorrer deste ano que agora está se iniciando. Deus vos abençoe.


VERSOS DE HOJE : FIM DA GREVE DOS POLICIAIS

Finalmente terminou
Sem guerra e truculência
E chegaram ao consenso
Houve muita prudência
Policiais e Governo
Não perderam a consciência

O resultado aconteceu
No começo da madrugada
Grevistas fortalecidos
Conseguiram empreitada
Governo lhes concedeu
E a paz foi celebrada

Nosso povo agradeceu
Este acordo celebrado
De grevistas e governo
Pois o rítimo foi puxado
O comércio se abriu
O povo tranqüilizado

Este acordo celebrado
Todos saíram ganhando
Ninguém ficou enfraquecido
Os grevistas se alegrando
O Governo fortalecido
O povo rejubilando

Nesta história não existe
Ganhador nem perdedor
O importante disto tudo
DEMOCRACIA tem valor
A sociedade organizada
É a CIVILIZAÇÃO DO AMOR

PENSAMENTO DO DIA

“O fracasso é o amigo inseparável daqueles que são derrotados”( Pe Tula)

PENSAMENTO BÍBLICO

Para meditar hoje: Tu és o Filho de Deus, o Rei de Israel (Jo 1,49)

HISTÓRIA DE CAUCAIA: A matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Caucaia teve a sua inauguração em 1741, e depois feita a sua Torre atual em 1915, terminada pela Pe José Romualdo de Souza, tendo passado cerca de 32 anos como Vigário de Caucaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário