Toda Hora estarei com você

sábado, 21 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO Dia 22 de Janeiro de 2012 Mc 1,14-20


CONVERTEI-VOS O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO

A vinda de Jesus Cristo ao mundo, é a plenitude dos tempos, começa assim uma nova história. Existe o tempo antes de Jesus e depois Dele, onde Deus manifesta todo o seu poder e realiza aquilo que prometera pela boca dos profetas.
Neste Domingo, o Evangelho nos chama a atenção para a proximidade do Reino, e, é precisamente nesta linha que está firmada a pregação de Jesus, quando nos convida a uma atitude de conversão e mudança de vida.
A situação concreta em que o fato aconteceu, deve-se ao fato de João já se encontrar na prisão, e por isso urge a necessidade de alguém que entre no cenário da história para inaugurar um tempo novo.
Realmente o tempo tinha chegado a sua plenitude, porque as esperanças alimentadas no passado tinham-se cumprido. A oportunidade agora não poderia passar adiante, pois Jesus começaria dar rítimo na história. Em Jesus, o próprio Deus estava oferecendo esta chance ao homem de alcançar a riqueza e o dom da Salvação.
“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no evangelho”, Foram estas as primeiras palavras de Jesus quando dar início a sua proposta de vida e salvação.
Como se diz, o tempo já chegou, não temos nada a perder, a sorte é lançada agora, não podemos esperar por mais nada, o que era para chegar já chegou.
Esta proximidade se revelava na Pessoa e na Missão do próprio Jesus, onde a vontade de Deus tinha toda a sua preferência e primazia. A esperança alimentada na história do povo tornava-se palpável.
Na vida de Jesus nada poderia escapar da comunhão com seu Pai, e assim exigia na sua pregação que todos abraçassem o caminho indicado por Ele. Neste sentido era que o Reino se fazia acontecer através de seus gestos e palavras que vinham de Deus. As obras são todas do Pai.
Para Jesus a exigência fundamental do Reino consistia nessa atitude de conversão radical. O apelo Dele “convertam-se”, não era simplesmente uma mudança aparente, mas uma exigência profunda para abrir mão de critérios superficiais de vida, baseados no egoísmo, individualismo, para dar lugar a uma vida mais humana, que deveria fazer a diferença de verdade.
Como se diz, ter a coragem de quebrar com certos esquemas de vida, a fim de entrar no dinamismo do Reino anunciado. Não se poderia fugir desta oportunidade que era oferecida.
A conversão exigida por Jesus no Evangelho de hoje, vai muito mais além daquilo que a gente pensa. A fé no Evangelho pedida por ELE representa uma escuta constante da palavra de Deus, expressa por Jesus, com toda a sua força de Salvação. Portanto, abrir-se a este chamado seria um grande passo que se dar, no sentido de entrar firmemente na adesão ao projeto do Reino anunciado.
Por isso, o apelo de hoje se torna cada vez mais atual na nossa vida de cristãos. A conversão exigida requer de nós uma mudança de mentalidade, de comportamentos, de atitudes, afinal de contas, uma transformação radical.
 Não é só mudar as aparências ou algumas coisas, mas a mudança requer um esforço constante de atualização de nosso ser de acordo com as exigências do Evangelho.
Esta conversão também nos leva a viver a lógica de Deus e não a nossa. O que deve que estar em jogo, não são os nossos interesses, mas os caminhos do Evangelho.
 Acreditar no Evangelho significa aceitar e assumir o projeto de Jesus, que propõe vida para todos. Tomar uma direção diferente.
Por isso guardemos no coração esta frase chave de JESUS e só assim poderemos encontrar mais ou mais tarde uma nova atmosfera de vida, em que todos vivam de acordo com o Projeto do Pai. Deus vos abençoe


VERSOS DE HOJE – CONVERSÃO E MISSÃO

Quando João foi preso
Jesus soube da verdade
E também ficou surpreso
Com a necessidade

Começou sua missão
A pregar com insistência
Foi pedindo conversão
Exigindo coerência

Convertei-vos foi o apelo
Pois o Reino vai chegar
E o tempo oportuno
Não podemos mais parar

Também creiam no Evangelho
Foi o que Jesus falou
Uma proposta exigente
Que ele mesmo inaugurou

Pra seguir esta proposta
Convidou os companheiros
Pra seguir os seus caminhos
Os discípulos timoneiros

Pois a todos que chamava
Encontrava disposição
Pra seguir o seu caminho
Abraçando a missão

Pois deixaram seus pertences
Barcas e redes para trás
E também suas famílias
Com Jesus terão de mais


PENSAMENTO DO DIA

“A mudança de vida só tem valor quando ela acontece na totalidade do nosso ser” ( Pe. Tula )


PENSAMENTO BÍBLICO

“O tempo já se cumpriu, o Reino de Deus está próximo” Mc 1,15

HISTÓRI DE CAUCAIA: Você sabia

A Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Caucaia começou a ser construída por volta do ano 1710, pois anteriormente existia no centro da Aldeia uma Capelinha feita de Taipa e coberta de palha, onde os padres da Vila de Fortaleza atravessavam o rio Ceará de Canoa para aqui fazer as chamadas desobrigas, isto é atender o povo da Aldeia de Caucaia. Só após esta derrubada da capela de taipa, começou a construção da Igreja que teve sua inauguração em 1741 conforme registros oficiais de documentos que estão no Arquivo Público do Estado do Ceará. Leia e passe adiante

Comentário: depois de muito tempo em 1912, começou a construção da torre e posteriormente o Padre Romualdo construiu os corredores laterais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário