Toda Hora estarei com você

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO EVAGELHO Dia 10 de Janeiro de 2012

Jesus ainda se encontra na cidade de Cafarnaum em seu ministério, anunciando e pregando a boa nova do Reino. É neste mesmo lugar que vai visitar as Sinagogas, ter um contato direto com as pessoas e participar da vida comunidade.
Eis que, como no dia de costume, o sábado, se reuniram todos na Sinagoga para o momento de oração, e Jesus tomou a iniciativa de pregar e ensinar a todos aqueles que lá estavam. Naturalmente a atitude de Jesus chamou uma certa atenção dos presentes, pois o seu ensinamento comportava uma firmeza muito grande e uma convicção de tudo aquilo que Ele falava.
A pregação de Jesus encantava a todos e causava uma admiração das pessoas, que diziam abertamente, eis aí um ensinamento com autoridade e não aquilo que falava os escribas e doutores da lei.
A primeira vista pode parecer esta atitude de Jesus uma verdadeira revolução na vida daquelas pessoas simples que se encontravam na Sinagoga e que participavam da celebração semanal do sábado, o dia consagrado aos judeus.
O Evangelho apresenta justamente nesta hora na sinagoga, o surgimento de um Homem possuído do espírito impuro. Ele reconhece a Jesus Nazareno, e até diz a Ele, que sua presença lhe atormenta.
O ministério de Jesus não se reserva somente a palavra, mas a ação libertadora era u m fato inegável. Jesus mostra claramente para que veio. Manda que aquele espírito se cale e saia daquele homem. E imediatamente, ele o deixou.
Esta ação de Jesus trouxe em certo encantamento dos presentes que viram realmente que se tratava de alguém diferente, que vinha fazer a diferença a partir de agora. Por isso a admiração tomou conta mais uma vez dos presentes.
A ação do demônio naquele homem levava a uma situação de escravidão, impedindo de pensar, viver e agir conforme a sua vontade de ser humano. A atitude de Jesus diante daquela situação é devolver aquele homem voltar a consciência e a liberdade. O primeiro milagre que Jesus faz, e depois lhe dá a segurança para caminhar com Ele.
A missão de Jesus Cristo sempre constava da força de sua palavra e a correspondência de sua ação libertadora.
À medida que Jesus penetrava nas comunidades a sua fama ia se espalhando por todo canto, despertando naqueles que viviam a experiência com Ele uma fascinação muito grande, e o desejo enorme de seguir seus passos.
O Evangelho nos diz que a redondeza da Galiléia começava a tomar conhecimento do ministério de Jesus, e crescia o interesse de todos em buscar Nele uma força que encantava pela Boa Nova que Ele trazia.
Uns detalhes importantes para reflexão: primeiro lugar, Jesus começou o seu trabalho na periferia, na pobreza, entre os mais necessitados. Numa cidade longínqua, bem na beira do Mar da Galiléia. Numa pequena comunidade reduzida de pessoas, e pessoas que viviam abandonadas. Em segundo lugar, o seu discurso era diferente dos discursos dos mestres da lei, que diziam uma coisa bonita para enganar a muitos, e faziam outra completamente diferente. Os que ouviam Jesus diziam que Ele falava como quem tem autoridade. Um terceiro detalhe neste Evangelho, a expulsão do espírito demoníaco do homem, revelando que Jesus, não só pregava mas agia de pronto, a sua pregação correspondia a uma ação libertadora. E, finalmente, outro detalhe, o ministério de Jesus aumentava cada vez mais a sua fama.
Perguntemo-nos: Que Igreja nós queremos? É a Igreja que acontece na comunidade ou a Igreja que se preocupa com os MEGA EVENTOS? Dos grandes templos, da ocupação das grandes praças e aterros das praias e encostas dos morros?
Não é o povo que tem de vir para Igreja ou eventos necessariamente, mas é A IGREJA que tem de ir até ao nosso povo, com sua ação missionária e libertadora.
A experiência vivida nos Estados Unidos dos chamados MEGA EVENTOS fez a mesmo acordar cedo para que se retomasse a fonte e origem da missão de Jesus Cristo, que acontecia justamente nos grupos e comunidades pequenas.
Jesus continua a sua missão através de sua Igreja, sendo portadora fiel de uma fé mais comprometida. Que seja menos sentimental e romântica baseada no OBA-OBA, e nos excessos de louvores sem medida, que animam, trazem alegria de momento mas logo se esvai pois falta o compromisso maior com a construção de uma nova sociedade. Deus vos abençoe

VERSOS DE HOJE – VERBO AMAR

Tem pessoa que não sente
Nesta vida o que é amar
Vive em pleno desatino
E não sabem conjugar
Com clareza de detalhes
O famoso Verbo AMAR

Vive sempre só brigando
Não respeita o caminhar
Pois na vida o sentido
Não se importa em buscar
São coitadas as pessoas
Que não sabem o Verbo AMAR

Pois amar é uma verdade
Que se deve exaltar
Ter amor um pelo outro
É uma meta a alcançar
Esforcemo-nos cada dia
Pra viver o Verbo AMAR

Neste mundo tão cruel
Todos nós vamos andar
A procura de um amigo
Que ensine a caminhar
Traga a força e a magia
Conjugando o verbo AMAR


PENSAMENTO DO DIA

“Uma só coisa peço ao Senhor, que Ele me ensine sempre a apreende a Amar” ( Pe. Tula )


PENSAMENTO BÍBLICO

“ As pessoas ficavam admiradas com o ensinamento de Jesus, pois Ele ensinava com autoridade” Mc.1,22

HISTÓRIA DE CAUCAIA: Você sabia

Em 19 de Dezembro de 1797, acontece a primeira missão religiosa com Frei Vidal da Penha em Sítios Novos( Soure ) conforme está escrito no itinerário das Missões do referido religioso.
Deixando no final da missão uma Cruz encravada, como sinal da presença missionária. Donde se conclui que o atual cruzeiro existente a mais menos 800 metros da Capela atual, foi colocado nesta data. Porém, anos depois construíram um outro cruzeiro no mesmo lugar.
Portanto esta missão do Frei Vidal da Penha Aconteceu à 214 atrás, em 2012, completará 215 anos. Neste escritos do itinerário das missões o Frade fala até que não foi muito bem recebido pelo povo, e que na época não existia Capela, é verdade, pois a Capela só foi construída em 1863, tendo como Padroeira Nossa Senhora da Conceição.
E lá se encontra também aquela história que até hoje se fala de Sítios Novos, que o Frei Vidal disse que Sítios Novos ia crescer como rabo de cavalo. Passo apenas para vocês o que li e encontrei nestes escritos do Arquivo Público do Ceará. Leia e passe adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário