Toda Hora estarei com você

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - DIA 30 de Janeiro de 2012 - Mc 5,1-20


O quadro que nos apresenta o Evangelho de hoje, é Jesus atravessando o mar da Galiléia chegando até a terra dos Gerasenos, um povo pagão.
E, é justamente neste lugar que Jesus se encontra com um homem que estava possuído pelo espírito mal, e vai ao seu encontro, fazendo reconhecimento da pessoa de Jesus.
Quando o espírito mal reconhece a Jesus, faz questão de dizer a Ele, que deva se afastar, pois sua presença estava incomodando, lhe estava atormentando. E mais, o próprio espírito mal reconhecia que Jesus estava querendo destruí-lo.
O que acontece então? Jesus liberta aquele homem e lhe oferece como grande dom a graça da Salvação.
Quando os habitantes daquele lugar viram a ação libertadora de Jesus, de imediato exigiram a sua saída rápida do lugar, pois não admitiam esta situação do poder de Jesus está acima de seus interesses pessoais e era um atentado as suas pretensões.
Quer dizer, preferem valorizar as riquezas e os bens do seu conterrâneo do que mesmo a ação libertadora de Jesus. Isto é, eles não abriam mão desta condição, pois sua mentalidade não cabia este tipo de proposta que Jesus fazia diante das situações.
De fato esta atitude dos habitantes do lugar parece muito com a atitude de muitos nos dias de hoje, pois preferem valorizar os seus bens, pertences, e se apegar as riquezas e os prazeres, e dispensarem a presença de Deus em suas vidas.
Para estas pessoas, Deus aparece apenas como remédio de resolver determinados problemas da vida, e não funciona como razão de suas existências. É o chamado Deus-Utilitário como sempre usamos esta expressão. Se estiver bem, as pessoas dizem, eu não preciso de Deus. Mas logo quando vem o sofrimento, a dor, a angústia, Deus me acuda, dizem elas.
Podemos dizer sem medo que estamos atravessando uma situação na sociedade, onde as pessoas estão marcadas profundamente pela a preocupação com o TER, do que mesmo com o SER.
É a tal história: “a medida do Ter nunca enche”. Diz o ditado popular. As pessoas não querem abrir mão de forma alguma da realidade o POSSUIR, de barganhar cada vez mais bens para a sua vida.
Se puderem passar a noite acordadas procurando meios e estratégias para enganar os outros e auferir lucros para si, não escondem o seu gesto inconseqüente para fazer desta maneira.
E esta busca de riqueza é acompanhada necessariamente da busca do poder que se combinam num verdadeiro binômio. Este fato vem a tornar a sociedade com uma imagem totalmente distorcida de seus verdadeiros objetivos.
As pessoas vivem como que verdadeiras maquinas, perdendo a sua sensibilidade. Falta o respeito pelos direitos do cidadão, e a injustiça é o prato mais saboroso deste modelo de convivência.
O mais importante e fundamental apresentado no Evangelho de hoje, é que Jesus vem libertar os oprimidos, aqueles que vivem a margem da sociedade.
Ele também vem nos contestar este modelo de sociedade que aí estar. É por isso que naquela época os gerasenos não queriam a presença de Jesus na sua cidade, assim como muitos hoje não aceitam a presença do Evangelho, e a proposta de Jesus. Preferem manter a sua situação estática diante das grandes inquietações do mundo moderno.
Jesus veio para trazer os sinais da VIDA, e eliminar com os sinais de MORTE. ELE nos chama a atenção que nada pode estar acima da VIDA e do AMOR DE DEUS. Rejeitar JESUS é rejeitar a própria VIDA.
O homem possuído pelo espírito mal, agora libertado, é convidado por Jesus a fazer uma experiência de vida com ELE na misericórdia de Deus, mesmo contra a vontade de seus compatriotas, que preferem ficar presos e apegados às riquezas que oprimem e não aceitam a Salvação oferecida por Jesus.
Jesus veio ao mundo para nos dá a Salvação e a Vida. Veio para nos libertar da força do Mal. Veio para nos dá a Vida em toda a sua plenitude.
Cada um tem que viver esta experiência no dia a dia, procurando nos libertar dos males e das forças que nos arrastam para mergulharmos no fundo do poço da existência.
Jesus diz claramente neste Evangelho, que é para nós este apelo, no sentido de buscarmos viver a nova sociedade daqueles que acreditam na vida, nessa libertação e Salvação oferecidas por ELE. Deus vos abençoe.


VERSOS DE HOJE – VIDA EXPRESSÃO DE AMOR

Pela graça do Senhor
Nossa vida apareceu
Resultado de um amor
Que um dia aconteceu
Duas vidas se uniram
E o milagre aconteceu
É um fato importante
Nossa vida neste mundo
Ao nascer de duas vidas
Num mistério bem profundo
Com as graças do Senhor
O amor que é infundo

O amor com que viemos
É uma coisa transcendente
Do mistério de um Pai
Que se fez tão imanente
Vindo a nós em Jesus Cristo
Se fazendo um da gente

É por isso que a vida
Tem valor para guardar
Com carinho me afeto
Nós queremos preservar
Ao viver a extensão
Neste tempo e no lugar


PENSAMENTO DO DIA

“Não sejamos apegados às coisas deste mundo, mas nos apeguemos profundamente, as coisas quem vem do próprio Deus” Pe. Tula


HISTÓRIA DE CAUCAIA: Você sabia

O Padre Francisco Moreira de Souza nasceu em 1745. Foi batizada, a 18 de dezembro de 1745, filho de Pedro Barrosa Valente e Maria Moreira de Souza, esta irmã do Padre José Moreira de Souza. Foi Capelão em Siúpe em 1770, vigário de São Bento de Amontada, em 1784 vigário de Almofala. Faleceu em Siúpe, a 20 de janeiro de 1818, onde se encontra sepultado na capela de Nossa Senhora da Soledade.
Comentário: este detalhe serve apenas para provar para alguma pessoas que nesta capela existe realmente os restos mortais deste referido sacerdote que tinha laços de parentesco familiar com os MOREIRA DE SOUZA que deu origem ao Município de Caucaia. Leia e passe adiante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário