Toda Hora estarei com você

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 02 de Janeiro de 2012 - Jo.1,19-28


O Evangelho deste dia nos apresenta a figura carismática do profeta João Batista que aparece no deserto pregando um batismo de conversão, preparando a vinda do Messias.
Ele teve uma participação decisiva no projeto que Deus havia traçado a respeito de sua manifestação a humanidade, quando o envia para aplainar os caminhos do senhor, endireitar as veredas, anunciando a verbo que haveria de se encarnar no coração do mundo.
Logo de cara sabemos que a participação de João tornou-se aparentemente simples, mas com conseqüências desafiantes, pois não anuncia um alguém qualquer, mas o próprio Salvador que o povo esperava.
Sua missão era anunciar mesmo, e assim predispor o povo para poder acolher o Messias tão esperado em suas vidas. Por isso João fazia todo o possível em sua pregação para dizer que ele não era o Messias, contudo encontrou forte oposição e falta de credibilidade de muitos, pois a sua pregação causava confusão entre eles. Os Judeus que esperavam ansiosos a vinda do Messias até enviaram mensageiros para interrogar a João a respeito de sua identidade.
João fazia um esforço muito grande para convencer a todos que ele não era o Messias. João anunciava que a vinda do Messias estava se aproximando, e na sua pregação insistia para que o povo confessasse seus pecados e recebessem um batismo de conversão, e aderissem a este projeto que ele anunciava.
As autoridades daquele tempo estavam preocupadas sobre a personalidade do Messias, e até seus seguidores e enviados confundiam João com o Messias. E João respondendo aos seus enviados negava prontamente e procurava definir a sua identidade, negando ser ele o Messias, e ao mesmo tempo denuncia as autoridades, dando uma noticia inquietante. João dizia que o Messias já estava próximo, e que iria inaugurar o seu Reino, o tempo de uma nova era para humanidade.
Por isso João na sua grande humilde, ele se definiu como pequeno, menor, dizendo que não era digno de se abaixar, desatar as correias de suas sandálias do Mestre que viria. Por outro lado, a atitude de João não fazia impedir que ele continuasse o seu ministério, pois tinha sido enviado como precursor, preparando a vinda do Messias. Portanto, ele não se apresentava como um concorrente do Messias, mas agia como muita simplicidade, não agia por própria iniciativa, mas deixava se levar pela grandeza de sua missão. A sua importância como profeta residia justamente na boa noticia que ele trazia, o Messias esperado pelo povo que vinha restaurar a realeza de Israel.
Messias era o nome que os Judeus davam ao Salvador esperado, e ao mesmo tempo chamavam de profeta, e que antes de sua vinda deveria aparecer o Profeta Elias. Daí a grande confusão que eles fizeram com a presença do Batista. Indagavam de todas as formas sobre a sua identidade, se não era o Messias, ou Elias, ou um profeta qualquer.
Afinal o Evangelho de hoje tem a função maior de apresenta o Profeta João Batista como aquele que veio como testemunha, e preparar os caminhos para os homens chegarem até Jesus, o Salvador. Neste sentido a testemunha não pode mentir, tem que ser bastante sincera de sua atividade e missão. Foi justamente a humildade de João Batista que revelou este caráter e ao mesmo tempo engrandeceu a sua missão profética.
Desta forma também queremos pedir a Deus nosso Pai que nós tenhamos na nossa atividade este mesmo profetismo que João Batista consagrou a sua vida. Que tenhamos hoje em dia esta coragem de anunciar a presença do Reino no meio de nós, através nossas palavras gestos e ações concretas. O mundo urge da necessidade de homens e mulher obtinados pela grandeza da missão de levar a boa noticia da salvação, a mensagem da paz, do perdão, da justiça, da solidariedade a tantos irmãos e irmãs que esperam de nós uma atitude mais corajosa, e assim possamos sonhar com um mundo mais humano e fraterno. Deus vos abençoe.


VERSOS DE HOJE  O MISTÉRIO

Nossa vida é um mistério
De palavras e ações
De paradas e caminhadas
Encontrando soluções

Nossa vida é um mistério
Que tentamos desvendar
Cada dia descobrimos
Muitas coisas pra contar

Nossa vida é um mistério
De riquezas e confusões
As pessoas não se entendem
São problemas de montões

Nossa vida é um mistério
Um mistério de amor
De um Deus que veio a nós
E mostrou-nos o Salvador

Nossa vida é um mistério
Que é para ser vivido
Não tentemos encobrir
Tudo está esclarecido

PENSAMENTO DO DIA

“Nunca perca a coragem de lutar pelos seus ideais mais legítimos” ( Pe Tula )

HISTÓRIA DE CAUCAIA: Você sabia

No dia 30 de maio de 1949, instalara-se em Caucaia, as Irmãs do Coração Imaculado de Maria, num sítio do Pabuçu que na época pertencia ao Senhor Adolfo Brás. A Capela foi benta no domingo de Junho do mesmo ano, pelo Padre Antônio Kaás, quando foi celebrada a primeira missa na casa das cordimarianas.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário