Toda Hora estarei com você

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Estamos diante de mais um milagre de Jesus, a cura de um leproso, que era uma pessoa totalmente afastada da sociedade, vivendo longe nas cavernas ou nas cercanias da cidade.
Jesus mostra a sua compaixão por aquele homem, assim como, sua atitude pelos marginalizados era algo estarrecedor. Ele não media esforços oferecendo seu coração misericordioso para com aquele homem.
Por outro lado, Jesus fazia questão de não deixar transparecer para aqueles que O acompanhavam, uma visão imprecisa de sua ação, pois não queria deixar nenhuma margem para opiniões que não correspondessem com a realidade de sua missão.
O processo de exclusão que o leproso vivia causava uma indignação muito forte para Jesus. Para Ele, viver a margem da sociedade, era uma situação de desprezo e marginalidade, portanto, não combinava com o projeto de Reino. Jesus não aceitava esta situação de uma sociedade que promovia a marginalidade, isto é, afastar as pessoas do convívio social vivendo numa condição desagradável.
O leproso aproximou-se de Jesus e pediu a sua cura, tomou a iniciativa porque acreditava na mudança de sua vida. De joelhos pede a Jesus e implora a sua cura de joelhos, logo Jesus diz” Eu quero fica curado” e imediatamente a lepra o deixou.
Jesus como sempre dar a proibição a todos para não espalhar a notícia fugindo de receber honrarias pela sua ação. Era um dos milagres que os profetas havia anunciado, quando do anuncio dos tempos messiânicos, onde dizia que os coxos andarão, os mudos falarão, os leprosos serão purificados,etc.
Outro detalhe importante no Evangelho, é que a doença era considerada um mal muito grande, e atribuída também a ação do demônio, e pelos costumes da lei judaica, quem era purificado tinha que comparecer aos sacerdotes provando a sua cura.
Para a maior indignação deles, o leproso vai ao centro e se mostra livre de seu mal, e isto causa espanto e admiração de todos, voltando assim ao seio da comunidade. Mas nós sabemos que o local do marginalizado para encontrar Jesus, é justamente na periferia da cidade, mas ele vai mostrar o acontecido, o que Jesus tinha feito.
O leproso passou a seguir os passos de Jesus. Importante este detalhe do evangelho. Libertar-se do mal para seguir a Jesus de todo o coração. Como já dizia ontem, em nossa reflexão, Jesus evitava a todo custo esta fama, mas era preciso que estas coisas acontecessem para mostrar que ELE era o enviado do Pai. Os milagres se não fossem acompanhados da palavra e da missão, não tinham nenhum sentido, pois o mais importante era acreditar no seu projeto e seguir fielmente os seus caminhos.


VERSOS DE HOJE - A CURA DO LEPROSO


Quando estava na cidade
Um leproso viu Jesus
Foi caindo aos seus pés
Pediu-lhe logo a sua luz
E dando crédito ao poder
Fazendo-lhe convencer
De sua força que reluz

Ò Senhor tu tens poder
Eu quero me purificar
Olha pra este pobre pecador
Que vem a Ti a suplicar
E Jesus estendeu a mão
Purificando seu irmão
Pois a lepra vai passar

Quero! Ta purificado
Jesus sua palavra deu
Afastou dele a lepra
Resolveu o caso seu
Vá pedir ao sacerdote
Pra examinar sua sorte
Dizendo o que aconteceu

E ofereça a Moisés
Pela tal purificação
Pra que seja testemunho
Com certeza e razão
Do poder de Jesus Cristo
Missionários nunca vestem
O segredo da missão

E com isto aconteceu
De sua fama espalhar
Numerosas as multidões
Vinham a Ele pra curarem
De doenças, enfermidades
Pelos campos e cidades
Suas vidas reintegrarem

PENSAMENTO DO DIA

“Nossas grandes emoções são motivadas dentro de nós mesmos pó uma força motora que nos impulsiona na via” ( Pe. Tula )


PENSAMENTO BÍBLICO

“ Eu quero, fica purificado” Mc.1,41b


HISTÓRIA DE CAUCAIA: Você sabia

O povoamento de Caucaia começou a ser realizado a partir do ano 1680, quando chegaram as primeiras famílias vindas de Portugal, atravessando o sertão do Ceará, vindas de diversas regiões. O caminho para os colonizadores de Caucaia foi justamente pela estrada da Taquara, penetrando na estrada que dá acesso a Caraussanga, Tucunduba, sempre margeando a Serra da Rajada e a encosta do Rio Ceará, onde foram distribuídas as primeiras sesmarias.
As primeiras famílias que chegaram foram: Rocha Mota, Xavier de Góis, Moreira de Souza, Azedo e Sá, Pontes Vieira, Fernandes Vieira, Costa Gadelha, Monteiro Gondim, Pereira Façanha, Ribeiro da Cunha, Lopes do Amaral, Ferreira Sales, Gomes da Silva, Martins e Oliveira, e destes descenderam quase todas as famílias de Caucaia Hoje.
É bom lembrar que os Correias chegaram posteriormente vindos de Maranguape, assim como os Cordeiros de Miranda, onde numa família numerosa de Portugal chegaram aqui quatro irmãos: Luis Cordeiro de Miranda, João Cordeiro de Miranda, Manuel Cordeiro de Miranda, e Francisco Cordeiro de Miranda que ficou em terras de Maranguape. Leis e passe adiante estas curiosidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário