Toda Hora estarei com você

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 09 de Janeiro de 2012


Jesus começa a sua atividade missionária na Galiléia, um lugar bastante distante do centro de toda vida social, política e econômica do seu país, bem na periferia.
Neste sentido, o seu ministério veio trazer algo novo, diferente, abrindo horizontes de perspectivas de vida para aqueles que esperavam uma mudança radical na sociedade.
 Isto é, o Reino de Deus anunciado por Jesus, trouxe a esperança para o povo, pois se instalou na história uma maneira diferente na palavra e na ação. Com Jesus iniciou-se um tempo novo na história das relações entre as pessoas.
O próprio Evangelho de hoje nos diz claramente que Jesus quando soube da prisão de João, saiu de Nazaré e foi para a Galiléia, morar justamente em Cafarnaum, que fica ás margens do Mar da Galiléia. Jesus faz questão de dizer em suas primeiras palavras, aquilo que o profeta Isaías havia falado no passado não muito distante da missão Dele.
Aquele povo que vivia nas trevas e na escuridão com a presença de Jesus viu uma grande luz, esta mesma luz brilhou para aqueles que vivam numa região de morte. A Salvação trazida por Jesus começava numa região da qual nada se esperava.
A pregação de Jesus seguia praticamente as mesmas pegadas da pregação de João Batista. A mudança de vida era o ponto fundamental, porque o Reino de Deus estava próximo, e esta radicalidade da pregação de Jesus aos poucos fazia mexer nos corações das pessoas, e ao mesmo tempo, havia uma credibilidade muito grande naquilo que Ele falava.
O início deste ministério na Galiléia revela para Jesus o símbolo de toda a humanidade que jazia nas trevas e escuridão. Isto veio trazer uma atmosfera diferente porque a pregação de Jesus, como apelo de conversão, trouxe o rompimento dos padrões, dos costumes do povo, numa direção de mudança radical de vida.
A ação evangelizadora de Jesus em Cafarnaum consistia na palavra ENSINAR, PREGAR, na sua ação CURAR. Um ministério voltado para os pobres e desprezados, necessitados e marginalizados.


VERSOS DE HOJE – JESUS LUZ DA VIDA

Jesus Cristo é a luz da vida
Diz a Bíblia com razão
Para iluminar a todos
E nos dá a Salvação
No caminho da verdade
Nos trouxe a libertação

Jesus Cristo é luz da vida
Uma luz pra clarear
Colocada sobre o alto
Que nos faz iluminar
Esperança para todos
Que devemos confiar

Jesus Cristo é a luz da vida
Traz a luz para ser guia
Que apaga escuridão
E nos dá sabedoria
Sua palavra e ação
É o projeto que irradia

Jesus Cristo é a luz da vida
Que desperta a esperança
De um mundo mais humano
Sinal da nova aliança
Pela busca do que é melhor
Novos tempos de bonança

Jesus Cristo é luz da vida
Nós queremos proclamar
Que ilumina a todos nós
E a vida faz brotar
Com seu gesto conseqüente
Uma história pra contar


PENSAMENTO DO DIA

“Mesmo que a vida esteja marcada por fracassos devemos conservar e alimentar as esperanças” ( Pe. Tula )

PENSAMENTO BÍBLICO

“Converta-se porque o Reino de deus está próximo” Mt 4,17

HISTÓRI DE CAUCAIA: Você sabia

Em 16 de Novembro de 1799, Bernardo de Vasconcelos, por uma provisão, nomeia Dona Ana Clara da Encarnação para professoras das meninas da Vila de Soure-Caucaia. Esta escola se instalou no centro da Aldeia. Donde se conclui que a mesma funcionou bem na Praça da Matriz, onde não se tem um lugar preciso hoje. Buscarei melhores informações para estabelecer com certeza o local onde funcionou esta referida escola.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário