João Batista apresenta Jesus, o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo. Sua tarefa de um verdadeiro profeta, no momento às margens do Rio Jordão, não veio inviabilizar a sua missão de Precursor, mas fortaleceu em tudo e por tudo, a sua consciência a respeito do reconhecimento do Messias Prometido.
No meio de tanta gente que procurava o batismo de conversão dos pecados, ele pode visualizar com bastante nitidez a presença do Messias no meio do povo, e exclamar claramente “Eis o Cordeiro de Deus”, enviado para tirar os pecados do mundo.
Neste sentido, Jesus é o servo de Deus que devia se sacrificar pelos irmãos, aquele que tanto foi anunciado pelos profetas. Jesus é o verdadeiro Cordeiro que vem substituir o cordeiro pascal.
João Batista chamando Jesus de Cordeiro vem mostrar para todos que ELE é de fato o Messias, o esperado pelo povo, que vinha restaurar a realeza do povo de Israel. Vinha tirar a humanidade da escravidão, e assim conduzi-la para a liberdade.
No Evangelho vemos que João só reconheceu o Messias movido pelo espírito do Pai, de vez que, já havia declarado duas vezes, por não ter um conhecimento prévio do mesmo.
A atitude de João Batista foi de profundo discernimento para não se enganar na sua afirmação sobre a pessoa do Messias. Ele não pestanejou em ver Jesus diante dele e afirmou ser ELE o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Podemos dizer que foi o próprio Pai que revelara a João a verdadeira identidade do Filho, e ao mesmo tempo, fez com que ele pudesse reconhecer publicamente, que Jesus era o Messias.
O seu testemunho foi firme e verdadeiro, não poderia de forma alguma ter sido induzido ao erro, pois a experiência de Deus que João viveu o fez manifestar esta afirmação consciente da sua missão. Pois diante dele e do povo estava presente mesmo, o Filho de Deus. E ele alertou muito bem o povo para esta presença do Messias nas águas do Jordão, lembrando neste episódio, o Mar Vermelho, o cordeiro pascal e figura de Moisés, o libertador do povo.
Jesus, portanto, na expressão de João era a consumação de tudo aquilo que os profetas anunciaram a respeito do Messias, Ele representava o novo Moisés que vinha para libertar o seu povo de seus pecados, e assim lhe devolver a liberdade.
VERSOS DE HOJE: VERDADE SEJA DITA
A verdade é coisa séria
Que se deve cultivar
Edifica nossa vida
Faz a gente caminhar
Numa direção correta
Se buscando uma meta
Com certeza de acertar
A verdade é coisa séria
Que se deve expressar
Ao falar o positivo
Tudo vem a confirmar
O que somos e o que temos
Tudo bom nós gozaremos
A mentira não vai dar
A verdade é coisa séria
Afinal é bom viver
Com toda sinceridade
Todos vão reconhecer
Pois nossa honestidade
Ao falarmos a verdade
Vamos a todos convencer
PENSAMENTO DO DIA
“Contemplar a natureza nos faz entrar em sintonia com o Criador” (Pe. Tula)
HISTÓRIA DE CAUCAIA: Você sabia:
A Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Maria, em Sítios Novos, foi inaugurada no dia 28 de Novembro de 1863, portanto no próximo ano a mesma completa 150 de construção. Passe adiante.
AGUARDEM: a partir de amanhã teremos mais novidades no blog do Padre Tula, venha e confira para enriquecer sua vida.
:
Nenhum comentário:
Postar um comentário