Toda Hora estarei com você

domingo, 8 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - DIA 08 de Janeiro de 2012


Hoje estamos celebrando a Festa da manifestação do Senhor. Epifania quer dizer isto. É a festa que traduz o sentimento de Jesus que veio para salvar a todos indistintamente.
A festa que mostra o caráter universal da missão de Jesus Cristo, que mostra que a Salvação oferecida por Ele, não só foi destinada aos judeus, ao povo de Israel, mas a salvação como dom foi destinada aos pagãos e aos gentios, e a todos que reconheceram Jesus, e no futuro deverão reconhecê-lo no decorrer da história.
A Salvação assume na Epifania um sentido universalizante, isto é com a vinda e a manifestação do Senhor, todas as barreiras e exclusivismos devem ser quebrados. Não deve haver diferença de raça ou de cor, de status social ou econômico, mas Jesus será TUDO em todos. A presença salvadora e libertadora de Jesus vai atingir todos os recantos do universo.
Podemos dizer ainda, que a Festa da Epifania é o natal celebrado de novo, é o natal em dose dupla. É um novo nascimento. Belém se tornou o alvo das atenções, lugar pequenino e insignificante, a estrela brilhou para os magos do oriente, e eles vieram para adorar a Jesus, o Deus-Menino.
Esta cidade tornou-se o centro de referencia das nações, o centro da fé, como se diz hoje o lugar de Romaria, para onde acorre gente de todo lugar.
Assim podemos dizer que os magos do Oriente eram os romeiros guiados pela estrela de Belém. Esta mesma estrela veio a conduzi-los para lá, assim como São Francisco de Canindé, Padre Cícero do Juazeiro, Nossa Senhora de Nazaré no Círio de Belém, conduzem milhares de peregrinos na sua religiosidade.
A luz veio às nações da terra, Jesus se manifestou na pobreza, humildade e simplicidade de uma manjedoura. Nasceu pobre, entre os pobres, e para os pobres.
Assim como a estrela guiou os magos do Oriente, há também a Estrela maior que é Cristo, que continua a nos guiar no meio de tantas trevas e escuridões. Os  magos procuraram obter informações sobre o lugar onde estava o menino Jesus para adorá-lo e trazer seus presentes, e nós, procuramos obter mais indicações sobre a pessoa de Jesus? Aonde Ele se encontra? Onde está brilhando esta estrela hoje? Qual é a verdadeira estrela que nos guia na estrada da vida?
Esta luz ainda deve ser JESUS. Os magos ficaram felizes quando chegaram ao menino. Parece que aquela cena veio dar um destino novo as suas vidas e o encontro com o DEUS-MENINO, era o despertar de uma existência diferente, de um mundo onde Deus dava sentido o seu peregrinar.
Jesus continua a se manifestar hoje, através dos acontecimentos e da vida das pessoas. A Estrela brilha aqui e acolá. É preciso encontrar exatamente onde ela está. Que esta luz de Cristo brilhe diante de todos nós para cada dia reconhecermos esta presença manifestadora do grande amor do Pai para toda a humanidade. E assim, a Festa da Epifania seja de fato mais um natal que se repete a cada dia da nossa vida, é Cristo constantemente nascendo e fazendo renascer nossas esperanças e alegrias. Deus vos abençoe.


VERSOS DE HOJE – A EPIFANIA DO SENHOR


Epifania do Senhor
É sua manifestação
A Salvação Universal
Jesus trouxe ao coração
A Estrela os guiou
Aos pastores sua missão

A estrela no oriental
Foi o sinal que avisou
A chegada do Messias
Para lá ela mostrou
Deitado na manjedoura
Na pobreza nos salvou

A Salvação é para todos
Ao gentio e ao pagão
Não existe exclusivismo
Nem a diferenciação
Epifania nos traduz
A sua manifestação

É para o mundo e as nações
Que Jesus se manifestou
Vindo pra salvar a todos
Em Belém tudo se provou
A visita dos reis magos
Pois Jesus que consagrou

Os presentes dos pastores
Representam a gratidão
Em saudar o Deus-menino
O autor da Salvação
Ouro, insenso e mirra
Eles trouxeram de montão


PENSAMENTO DO DIA

‘Acreditar no amor é uma obrigação de todo o ser humano, pois fomos feitos para amar” ( Pe. Tula )

PENSAMENTO BÍBLICO

‘Onde está o Rei dos |Judeus que acaba de nascer?  Vimos sua estrela no oriente e viemos adorá-Lo.” Mt 2,2

HISTÓRIA DE CAUCAIA: Você sabia

O primeiro clérigo do hábito secular a chagar ao Ceará foi Padre Baltazar Jose Correia, que aportou em terras cearenses, ficando na Vila de Fortaleza, mas dando assistência religiosa às populações nativas ao redor de Fortaleza. O referido sacerdote atravessava o Rio Ceará para fazer desobrigas em Caucaia, navegando numa canoa pelo mesmo Rio. Tudo isto aconteceu a partir do ano de 1611. Portanto depois da passagens dos missionário para a missão da Ibiapaba, ele foi o primeiro a celebrar em Caucaia-Aldeia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário