Toda Hora estarei com você

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 26 de Janeiro de 2012 - Lc 10,1-9


DEUS ESTÁ PRÓXIMO

Quando nós sentimos a presença do Senhor Jesus em nossa vida, passa dentro de cada um de nós o desejo enorme de fortalecer o nosso coração de sermos verdadeiros construtores do Reino de Deus.
Pelo batismo e pela existência concreta de nossa fé, sentimos a necessidade de nos lançar na grande missão de sermos continuadores da boa nova da salvação.
Como diz bem claramente a letra da música “É missão de todos nós, Deus nos chama, e eu quero ouvir a sua voz”, na verdade cabe a todos indistintamente, a tarefa de sermos discípulos e missionários de Jesus Cristo.
Dentro de nossa situação concreta de vida Jesus continua a nos chamar, e ao mesmo tempo, a nos enviar, assim como os setenta e dois discípulos do Evangelho de hoje, indo dois a dois a todo lugar anunciando a verdade.
Para enviar os setenta e dois discípulos Jesus passou muitas instruções que são desafiantes e que traduzem a responsabilidade daqueles que assumem o projeto de Jesus. É uma missão árdua e desgastante, que requer uma decisão firme e consciente daquilo que se propõe.
O texto bíblico de hoje mos traz palavras bem fortes a respeito da missão, como também, desafiam àqueles que querem assumir de fato as exigências do chamado, levando bem a sério aquilo que Jesus mostra no decorrer da missão.
Jesus fala que a messe é grande e os operários são poucos. Provando com estas palavras que não é moleza. Deve haver e acontecer gente para lançar-se no trabalho missionário. Jesus também dz “eis que vos envio como cordeiro entre lobos”, Isto é, a mansidão e a simplicidade devem ser as armas para vencer as dificuldades da missão, e assim conseguir a realização dos objetivos da mesma.
Depois Jesus fala do desprendimento para assumir a missão, em não levar nada pelo caminho, nem bolsa, nem sacola e nem alforge. Apenas levar o necessário para a realização do projeto missionário, a força de vontade, a coragem, e a firme decisão de ser testemunha de Jesus Cristo.
Ele fala do desprendimento e disposição, realidades que devem estar bem presentes, a disponibilidade e o despojamento devem ser marcas daquele que sai e vai a busca do ideal missionário.
Jesus dá diversas outras instruções que são capitais no exercício do ministério. O mestre não traz para os discípulos nenhuma ilusão contando facilidades, mas é muito claro na sua colocação para eles, usando de muita clareza e fidelidade naquilo que falava.
Assim como para os discípulos as exigências eram prementes, na verdade hoje, precisamos estar atentos para enfrentarmos as batalhas da vida. As mesmas exigências de Jesus no passado valem para o nosso presente. A prudência e a coragem serão nossas companheiras nesta trajetória evangelizadora.
Apesar de, em nossos dias, o sentido da vida comunitária estar um pouco defasado, pelo novo modele de Igrejas que se instalam na sociedade moderna, com a predominância de uma fé individualista, e às vezes até mercantilista, a missão segundo o Evangelho de hoje, deve acontecer na vida comunitária das pessoas.
A maneira como Jesus envia os discípulos dois a dois é a prova maior de que esta missão não acontece de maneira isolada, o aspecto dois a dois expressa comunitariedade da missão de Jesus Cristo.
Outro detalhe importante deste texto de hoje, é que o missionário tem como finalidade principal anunciar a Pessoa e a Missão de Jesus, e não um projeto pessoal, um pro
grama de vida julgando-se como seu. O projeto pessoal não realiza o segredo da missão.
Quando vamos para a missão no dia a dia, devemos escutar os clamores do povo, e expressarmos pelo testemunho a nossa fé incondicional em Jesus Cristo.
Outro detalhe importante, o verdadeiro missionário não deve se importar em receber resultados imediatos da missão, mas deve plantar a semente, e ela vai germinando para depois produzir frutos desejados.
Finalmente por este Evangelho, Jesus quer salvar a humanidade, mas quer contar com a participação de todos nós neste processo.


VERSOS DE HOJE – ANUNCIADORES DO REINO


 Os anunciadores do Reino (vers.1-16)


O Senhor fez um chamado
Para uma grande missão
Aos setenta e dois discípulos
Mostrando a sua razão
Dois a Dois os enviou
Aos setenta e dois mostrou
Anunciar a salvação

Eles foram a sua frente
Para toda a cidade
Lugar onde Ele ia passar
A pregar toda a verdade
Grande é nossa colheita
É preciso seja feita
Com toda sinceridade

Os trabalhadores são poucos
Por isso quero lhes enviar
Levando a boa nova
Pelo mundo anunciar
Dêem fazendo a Deus a prece
Que envie a sua messe
Muita gente pra ajudar

Estou enviando vocês
Como colaboradores
Tais cordeiros entre lobos
Sejam os meus seguidores
Vocês serão perseguidos
Sejam todos desprendidos
Como anunciadores

Não levem bolsas, sacolas
Nem sandálias nos pés seus
E não parem pelo caminho
Só falando com os teus
Ao entrarem em qualquer casa
Paz esteja nesta casa
E a benção que é de Deus

Permaneçam nesta casa
Comam o que dela tiver
O trabalhador merece
O salário que lhe aprouver
De casa em casa não passem
As barreiras ultrapassem
Pra atingir o que puder

Ao entrar numa cidade
E forem bem recebidos
Comam o que lhes servirem
E se sintam acolhidos
Os doentes que lá houver
Curem a todos se puder
Vocês forem escolhidos

Digam ao povo da região
O Reino de Deus estar por vir
Se aproximem todos dele
Não o deixe de seguir
Pois estar próximo de chegar
E sua vinda inaugurar
Novo tempo vai surgir


PENSAMENTO DO DIA


“O caminho da evangelização nos leva a descobrir o verdadeiro apaixonamento pela Pessoa e a Missão de Jesus Cristo” Pe. Tula


HISTORIA DE CAUCAIA: Você sabia

Em 05 de Março de 1775 José César de Alexandre, comunica ao Marques de Pombal a existência na Villa de Soure do Índio André Vidal de Negreiros, de 124 anos de idade, Capitão-Mor que foi da mesma Vila. Fica em seu juízo perfeito, diz a carta, e serviu de Juiz Ordinário, no ano 1773, tendo três filhos machos, cinco fêmeas, trinta e três netos, e vinte quatro bisnetos.
Em 30 de Outubro de 1777, é comunicado o falecimento do mesmo índio com 126 anos de idade.  Leia e passe adiante

Nenhum comentário:

Postar um comentário