Toda Hora estarei com você

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 19 de Janeiro de 2012 - Mc 3,7-13


JESUS E A MULTIDÃO

Jesus vai aos poucos se retirando do lugar onde se encontrava, indo em direção do mar, e uma multidão O acompanhava. Gente de vários lugares como indica o Evangelho, da Galilélia, da Judéia, de Jerusalém, das Induméia, do outro lado do Jordão, de Tiro e Sidônia, todos fascinado com aquilo que Jesus tinha falado e realizado.
Jesus se retira para longe, mas é atraído fortemente por esta multidão que fazia questão de comprimi-lo, e por isso Ele pediu uma barca se afastando um pouco, e mesmo assim acolhia a todos sem discriminação.
Neste Evangelho de hoje, dois detalhes interessantes nos chamam a atenção, e nos fazem refletir sobre a missão de Jesus Cristo. O primeiro é que, os atacados pelos demônios gritavam fortemente que Jesus é o Filho de Deus.
 Um reconhecimento, uma profissão de fé radical na missão e na sua pessoa. O próprio Jesus reconheceu a verdade desta declaração, mas proibiu severamente que andassem falando e propagando isto.
O segundo detalhe do Evangelho, é que esta afirmação não tenha partido das multidões que andavam com Ele. Gente de tantos lugares diferentes, atraídos que foram, pelos milagres e sinais que Jesus fazia. Acho que Jesus esperava dessas multidões uma resposta de fé mais madura.
O que pensar então destas duas propostas? Jesus para implantar o Reino tinha consciência clara e absoluta que era preciso lutar contra as forças do Mal. O poder do mal não podia vencer a força de Deus, e o próprio Jesus veio para extirpar o mal presente no mundo.
Esta atitude entrava em choque com os poderes estabelecidos na época, pois a maldade existente muitas vezes era ocasionada pelas autoridades que manipulavam as consciências do povo. Portanto, Jesus não podia ficar calado quando os sinais de morte queriam prevalecer em detrimento dos sinais da vida que Ele veio trazer.
Quanto ao segundo detalhe, Jesus queria afastar de si aquele tipo de messianismo barato, assistencialista que vivia a fazer curas e milagres, pois assim pensava boa parte da multidão que seguia seus passos. Ele evitava a todo custo este pensamento, e deixava presente que sua missão não era reservada a este tipo de comportamento.
Estes dois detalhes do Evangelho de hoje nos ajudam a compreender como deve ser o dinamismo de nossa fé. Parece que o mesmo fato se repete agora. As pessoas procuram Igrejas, Paróquias onde o Padre é famoso em missas e orações de Cura, e não se enquadram nos trabalhos de sua comunidade paroquial. Na catequese, nas pastorais sociais, na missão e evangelização, etc. Pessoas deixam até de participar de sua vida paroquial para fazer parte deste tipo de manifestação sem compromisso evangelizador e transformador.
Com esta reflexão não queremos condenar a ninguém, mas por outro lado, o nosso desejo é ser mais fiel ao projeto de Jesus. E isto Ele deixou bem claro no texto de hoje. O importante para Jesus é a presença do Reino de Deus, nós somos apenas agente construtores desta história. O grande protagonista deve ser a pessoa e a Missão de Jesus Cristo.
Por isso meditemos seriamente neste dia sobre a atitude de Jesus diante da multidão que O comprimia, e desejava dele alguma coisa para suas vidas. Devemos procurar a Jesus ontem, hoje e sempre como a centralidade de nossa fé. Que a nossa profissão de fé no Filho de Deus seja constante, e permanente no decorrer de nossa missão. Deus vos abençoe.


VERSOS DE HOJE – A CHUVA

Caia a chuva no telhado
Na cidade e no sertão
Fica tudo alagado
Deus nossa eterna gratidão

Alegria no sertão
Com a chuva que chegou
E começa a plantação
Pois a terra já molhou

Sertanejo pega a enxada
Vai ao campo pra plantar
Não espera por mais nada
A semente vai enterrar

Na cidade o sofrimento
Com as casas alagadas
As famílias em desalento
Pois estão desalojadas

Pois a chuva traz fartura
Esta água é a redenção
Acabando a amargura
De uma seca no sertão

PENSAMENTO DO DIA

“Você é forte, e tem o Espírito de Deus” ( Pe. Tula )

PENSAMENTO BÍBLICO

“Vendo Jesus, os espíritos caiam a seus pés gritando:”Tu és o Filho de Deus” Mc 3,11

HISTÓRIA DE CAUCAIA: Você sabia

Conforme o Livro de Tombo 1 da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, a Capela de São Pedro de Caraussanga foi interditada por desobedecer a ordem eclesiástica do Arcebispo de Fortaleza em 1950. Mas mesmo assim os donos da Capela trouxeram para celebrar um padre da Igreja Brasileira. A referida Capela também sofreu um interdito no ano de 2009, através de um decreto do conselho pastoral da Paróquia de Santo Antônio de Capuan por não se enquadrar nos objetivos da Paróquia. Leia e passe adiante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário