Toda Hora estarei com você

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO Dia 06 de Janeiro de 2012 - Mc1,6b-11



O Evangelho de hoje nos apresenta o momento em que Jesus foi batizado. E é, precisamente nesta ocasião que se revela o caráter da identidade de Jesus, o Filho Amado do Pai.
Vemos também neste momento a expressão mais viva do sinal trinitário da graça de Deus, onde do Céu o Pai fala, se dirige ao Filho, e o Espírito Santo se manifesta em forma de uma pomba.
Daí se dizer da verdadeira origem divina de Jesus Cristo, Ele que veio do seio da Trindade Santíssima, e donde provém toda a sua missão no mundo.
Podemos dizer que a luz deste grande mistério se descobre algo muito fundamental da missão de Jesus.
Em primeiro lugar, a sua fidelidade ao Pai, que ao mesmo tempo se reflete a toda a humanidade, nesta mediação da graça de Deus que no Filho, traduz o seu amor incondicional, e o próprio Filho revela a toda a humanidade.
Depois, em segundo lugar, esta fidelidade ao Pai, vem exigir Dele mesmo a situação de liberdade em que Jesus vai viver o Projeto, não se sujeitando as tradições religiosas do seu tempo, mas trazendo um projeto novo de vida e salvação. Esta mesma liberdade fez com que Ele colocasse em relevância o Reino de Deus, e a sua justiça, acima de qualquer suspeita.
Esta atitude de Jesus firmados na fidelidade ao Pai, e na liberdade de sua missão, fez com que Jesus encontrasse fortes oposições no seu ministério, mas mesmo assim, Ele não arredou pé de seu intento, fazer a vontade do Pai.
Na ocasião do próprio batismo de Jesus, as palavras vindas do Céu, “ Este é Meu Filho Amado, em quem eu ponho meu bem querer” é uma prova muito forte da responsabilidade que Jesus tinha de ser de Fato, o AMADO do Pai, na tarefa de servir a humanidade na doação e sacrifício.
Neste dia hoje, seguindo a tradição da cultura popular se comemora a festa de reizado. Uma manifestação cultural muito presente em nossas comunidades. Porém com o mundo globalizado, os valores culturais d nosso povo estão pouco a pouco sendo dilapidados em suas raízes, para dar lugar a outras manifestações que julgamos, a chamada Cultura descartável, que na verdade não é cultura.
Quem não lembra na porta das nossas casa ouvir a canção “ O senhor dono da casa, abra porta acenda a Luz”, e por aí se vai, como “ Hoje é dia de Santos Reis”.
Apesar de tudo isto muitos ainda guardam e celebram este dia conservando e resgatando nossas tradições culturais. Costumo dizer que um povo sem raízes e sem cultura é um povo fadado ao fracasso e ao insucesso. Por isso lembremos este dia como um foco de resgatarmos a nossas tradições culturais, passando de geração em geração, o que temos e somos, para  fazer valer nossas origens.


VERSOS DE HOJE – FESTA DE REIZADO

Uma festa de reizado
É uma grande tradição
Nosso Deus é bem louvado
Nos tambores e canção
Muitas danças no terreiro
Está feita a animação

Louvação e excelência
Que nos falam da história
A Cultura em evidencia
Resgatando a memória
Deste povo lutador
De costumes e vitória

É um resgate salutar
Que se faz a cada ano
Nosso povo vai guardar
Festejando o cotidiano
E as prendas a pedir
Mesmo com o desengano

Tem o boi tem a burrinha
Personagens destacáveis
Tem jaguar e a cobrinha
Dançam passos memoráveis
Ao gritar do puxador
Os reisados são saudáveis

Ao guardar sua cultura
A inclusão é social
Se recorre a formosura
De um trabalho sem igual
Preservando estes costumes
Um apanágio cultural
PENSAMENTO DO DIA

“Um povo sem cultura e sem raízes, é um povo fadado ao fracasso e ao insucesso” ( Pe. Tula )

PENSAMENTO BÍBLICO

“Este é meu Filho muito amado, em quem eu ponho todo o bem querer” Mc1,11b


HISTÓRIA DE CAUCAIA: Você sabia:

O primeiro Prefeito de Caucaia, eleito pelo voto popular foi FAUSTO SALES, que anteriormente exerceu o cargo de Intendente de nosso Município em anos anteriores. O referido cidadão é membro de tradicional família de nossa terra, tem seu nome consagrado a uma das principais praças da cidade.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário