Toda Hora estarei com você

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 18 de Janeiro de 2012 - Mc 3,1-6

FAZER O BEM É SEMPRE PERMITIDO

Jesus estava novamente na sinagoga ensinando e pregando o Evangelho, fazendo interrogações e sendo perguntado pelos que lá se encontravam. O sábado estava como alvo das atenções de seus ouvintes. Todos ficavam atentos para ver o que Ele podia fazer.
Neste Evangelho nos mostra que a Lei do sábado deve ser interpretada como a libertação e sinal de vida para o homem. Com sua pergunta, Jesus diz que é lícito fazer o bem, não importa que dia ou hora, mas o Bem deve ser feito para salvar a vida e, simplesmente para fazer uma obra benéfica.
Jesus sentia-se muito a vontade para realizar o bem, mesmo que encontrasse resistência pelas leis do seu tempo, e as tradições judaicas, e tinha na sua consciência a certeza de que estava agindo de maneira satisfatória. Porém esta ação de Jesus era considerada intempestiva pelos fariseus, pois quebrava com os costumes legais, e ao mesmo tempo viam em Jesus, um revolucionador dos costumes, e que sua ação era perpetrada de maneira irresponsável.
A ação de Jesus era motivada pela certeza de sua missão, pois o mais importante para Ele consistia em fazer presente o Reino de Deus. Ele se colocava inteiramente a serviço do Pai, cuja vontade estava sempre disposto a cumprir.
As leis e tradições dos judeus não representavam impercílio para Ele no que diz respeito a fazer esta vontade. O desejo do Pai estava expresso na missão do Filho, que era fazer acontecer a realidade deste Reino de uma maneira efetiva na vida das pessoas, resgatando a sua liberdade e cidadania.
A doença era na época um elemento que limitava a vida da pessoa e inviabilizava a sua participação na sociedade, fazendo ficar a margem do processo histórico. Libertar-se da doença significava resgatar para a pessoa o dom original de Deus, que se traduzia numa vida saudável e no convívio dos outros.
Neste sentido quando se tratava de recuperar a saúde de alguém Jesus passava por cima de tudo para devolver a vida ao doente, até mesmo as tradições e normas religiosas. Ora, esta atitude de Jesus de certo contou sempre com muitos opositores, que não queriam mais conversa com Ele, no entanto, conforme o Evangelho de hoje, planejam uma maneira para matá-lo, e retira-Lo de circulação. Sua presença trazia sérios prejuízos para seus costumes.
Fazer o Bem e não olhar a quem. Não existe hora para se fazer o outro feliz. Devemos sempre praticar o Bem. São expressões que costumeiramente ouvimos em nossa vida e traduzem o sentido do Evangelho que devemos viver.
Fazer o Bem é sempre permitido. Não existe lei nenhuma neste mundo que venha atrapalhar o desejo de alguém fazer uma ação meritória por outra. Nada vai impedir que possamos colocar a nossa vida para dar vida a alguém. Nem mesmo uma lei, uma norma ou até mesmo um princípio preestabelecido por uma autoridade.
O Bem que praticamos a cada dia é uma obra de Deus que nos faz seus instrumentos para agir no coração do mundo. Por isso que Jesus curou aquele homem de mão seca no dia de sábado, pois Ele queria resgatar a sua vida através daquele gesto transformador.
Jesus veio destruir a maneira como a religião era tratada naquela época, e ao mesmo tempo, dar a ela um sentido novo. Talvez hoje precisamos muito disso, porque aqui e acolá, vemos que as pessoas traduzem seus sentimentos religiosos com práticas que não combinam com as exigências do Evangelho.
Hoje estamos a presenciar uma prática religiosa muita aproximada do Romantismo, do sentimentalismo, do exagero de músicas meramente fantasiosas, de louvores desenfreados sem compromisso com a vida, e o espírito de comunidade.
Proliferam na sociedade os aspectos COSPEL, como instrumento de manter uma mentalidade alienada da vida das pessoas. Hoje parece tudo igual, estamos em crise religiosa de fé.
Digo uma fé mais adulta e comprometida com a transformação das pessoas e da sociedade como tal.
Afinal, Jesus Cristo tem que agir muito mais no coração das pessoas para perceber nos sinais dos tempos o rumo que vamos tomar, em meio a tantas incertezas e adversidades da vida. Deus vos abençoe


VERSOS DE HOJE – LEMBRAR SEMPRE

Estou fazendo oração
Pra lembrar uma pessoa
Meu irmão que Deus levou
Sua voz ainda ecoa
Sua música e seu cantar
No meu peito vou gravar
Pois no vento ainda voa

Esta minha oração
É um lamento desejado
Cada vez que eu me lembro
Com saudade do passado
Que ele esteja convivendo
E no céu esteja vivendo
Sempre está ao nosso lado

Será que minha oração
Vai chegar com a certeza
Que embora bem distante
Sua lembrança traz firmeza
De poder continuar
O seu nome hei de cantar
Deus me dá a fortaleza

Mas o tempo vai passando
Sem mesmo a gente notar
Mas parece que foi ontem
Que ele veio nos deixar
A saudade mais aumenta
Mas a fé nos alimenta
O que eu quero é só lembrar

Sua história foi contada
De alegrias e sofrimentos
De angústias e esperanças
Revivamos os seus momentos
Pedro Paulo foi um santo
Derramamos nosso pranto
Pois não há esquecimentos


PENSAMENTO DO DIA


“Nós nos aproximamos da morte todas as vezes que queremos evitar uma paixão” ( Pe. Tula )


PENSAMENTO BÍBLICO

“O que a Lei permite no sábado; fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou matá-la?” Mc 3,4

HISTÒRIA DE CAUCAIA – Você sabia

Em 1948, vieram para Caucaia, os Padres Sacramentinos que tiveram como primeira preocupação a construção do Seminário no distrito vizinho de Capuan.
Atualmente, funciona a Sede do Centro de Treinamento da EMATERCE, órgão do Governo do Estado do Ceará.
Lembrando que este Seminário teve a sua conclusão no ano de 1951, quando recebeu a primeira turma de candidatos ao sacerdócio. Padre Pedro Van Ol, conhecido como Padre Clemente, num trabalho vocacional, trouxe vários jovens da região norte do Ceará para fazer parte deste grupo.
Lembrando que Padre Clemente, posteriormente casou-se e foi morar em Sobral trabalhando como professor da Universidade Vale do Acaraú. Sua morte aconteceu no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário