Toda Hora estarei com você

sábado, 14 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 14 de Janeiro de 2012 - Mc 2,13-17

Estamos diante do chamado de Levi, cobrador de impostos do Império Romano, que Jesus encontrou ao longo de sua caminhada.
Em meio a tantos gestos e palavras, o Mestre realizou coisas que até julgamos inconseqüentes diante da estrutura social do seu tempo.
Podemos dizer assim, ações inusitadas que representam um verdadeiro contraste para o comportamento da vida social na época. Jesus faz um chamado para um cobrador de impostos, justamente um homem que realizava as maiores falcatruas, e estava a serviço dos romanos, símbolo da maior dominação da época.
Os cobradores de impostos eram desprezados e marginalizados, porque colaboravam com esta dominação, e se sentiam na obrigação de defraudar os impostos, aceitar propinas, chantagear as coisas, e cometer as mais sérias ações que se pensavam.
Nesta situação do Evangelho, nós sentimos que os mestres da lei e os escribas gozavam do prestígio do povo, e com isto criava-se um mal estar muito grande nesta atitude de Jesus, quando chamou Levi, o cobrador de impostos, e foi almoçar na casa dele.
A lei que os Mestres defendiam se referia à pureza nos costumes e atitudes, e por isso, ignoraram logo o fato de Jesus ter escolhido aquele homem para ficar na casa dele.
Pessoas deste tipo não podiam ter contato direto com as outras no convívio social, portanto eram marginalizadas e esquecidas.
Vejam o caminho que Jesus teve que fazer foi diretamente oposto àquilo que se pensava em termos de padrões costumeiros. Jesus inverte a ordem dos valores e causa uma certa inquietação na estrutura social e religiosa reinante.
Ele se torna solidário daquele homem, e ao mesmo tempo lhe dar oportunidade de mudança radical de vida, convidando para deixar aquela situação deplorável, e rejeita a hipocrisia social do seu tempo.
Jesus pela sua ação causa uma ruptura nos padrões e esquemas sociais que divide os bons e os maus, puros e impuros. Jesus chama Levi, e mostra claramente que a sua missão se traduz na busca dos pecadores e oprimidos, marginalizados e esquecidos da sociedade.
Como Ele diz muito bem: não são os sadios que precisam de médicos, mas os doentes que precisam ser curados de seus males. Jesus veio com a missão de reunir e salvar a todos.
Por isso vemos sempre no Evangelho, que Jesus contava muito com a predileção dos excluídos, ficava ao lado deles, comendo e bebendo, fazendo parte com esta gente, e por causa disso, era na maioria das vezes ridicularizado, mas mostrava na íntegra, o objetivo de sua missão salvífica.

VERSOS DE HOJE – ALEGRIA VENCE A TRISTEZA

Veio na minha cabeça
Coisas boas a pensar
Os momentos de alegria
Que hoje vou aproveitar
Criarei disposição
Mesmo nesta situação
Pois eu tenho que vibrar

Oportunidade destas
Não se deve escapar
Se eu não me predispor
Eu não posso mais ganhar
Nosso tempo é perdido
Ficarei desiludido
Eu não posso reclamar

Pois já tem que ser agora
O momento é ideal
Botarei as minhas forças
Para eu vencer o mal
Alegria vai vencer
A tristeza não vai ter
Nem que eu gaste o real

Mas a vida é mesmo assim
Com trabalho e decisão
Esperança e muita força
Neste espaço e ocasião
Eu vou ter que aproveitar
O momento salutar
Vou traçar a direção

A vontade me permite
Caminhar com mais amor
Tendo Deus em minha frente
E Jesus como pastor
O Espírito Santo vai
Com certeza ele cai
Eu serei um vencedor

PENSAMENTO DO DIA

“A felicidade verdadeira só existe quando possuímos a presença de Deus em nossos corações” ( Pe. Tula )

PENSAMENTO BÍBLICO
“Jesus disse a Levi: Siga-me, ele levantou e o seguiu” Mc 2,14b

HISTÒRIA DE CAUCAIA: Você sabia

Podemos dizer que o ancestral maior de toda a descendência de Caucaia foi sem dúvida o CAPITÃO JOSÉ DA ROCHA MOTA, onde sua família entrelaçou por vários matrimônios com os PEREIRA FAÇANHA, com XAVIER DE GOIS, os MOREIRA DE SOUZA, e os COSTA GADELHA. E posteriormente em outras vias matrimoniais surgiram dos mesmos troncos,
Os FERREIRA FORTE, os BARROSO DE SOUZA, os FERREIRA SALES, os GOMES DA SILVA, e os RIBEIRO DA CUNHA, e os CUNHA FERREIRA.
Todos praticamente oriundas do mesmo Troco do Patriarca ROCHA MOTA, vindos de Pernambuco.

Leia e passe adiante, amanhã tem mais curiosidades, me aguardem.........

Nenhum comentário:

Postar um comentário