Toda Hora estarei com você

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO DIA - 17 de Janeiro de 2012 - Mc 2,23-28

A comunidade judaica tinha no sábado o ponto alto de toda a sua vida religiosa. Fazia questão de guardar com muita preciosidade todas as práticas inerentes a sua religiosidade, e não abria mão daquilo que a lei prescrevia a respeito deste dia sagrado.
O que a tradição rabínica interpretava a respeito do sábado era algo bastante penoso, pois através dele muitas práticas religiosas levavam as pessoas a um constrangimento grande, sendo obrigadas por obediência a Lei, se sujeitar os mais sérios e pesados sofrimentos, transformando assim o repouso sabático, não num dia de descanso, mas num dia de verdadeiro tormento.
Neste dia, exigia-se do judeu uma tolerância zero, diante das coisas que eram proibidas fazer, tolhendo de uma maneira deliberada à própria liberdade humana. Era sobremaneira uma carga muito pesada.
Todos nós sabemos que a grande obra de Deus é o HOMEM, e na medida que o homem cultua ao seu Deus, Deus faz o bem para o homem.
Jesus no Evangelho de hoje não veio acabar com a Lei do sábado, por outro lado, queria mostrar que não é o sábado o mais importante, mas o Homem, a obra de Deus.
Podemos dizer que a maneira como Jesus agiu diante da realidade da Lei do sábado, foi justamente na contramão em relação a mentalidade vigente na época.
No caso não se tratava de diminuir a extensão e importância do sábado, mas o que estava em jogo, era que Jesus queria justamente dar um dinamismo mais coerente as leis e normas judaicas sem acabar de uma vez por todas, e dar um sentido novo a todas as estruturas e leis que regulavam a vida dos judeus.
Jesus tantas vezes diz que não veio acabar com as leis e os profetas, mas vim para dar pleno cumprimento. Agora sabemos quando uma lei não responde mais os anseios do povo, e também não colabora com o exercício da liberdade humana, ela perde toda a sua razão de ser.
Segundo o Evangelho, o importante na visão de Jesus, aquilo que é bom para o homem e faz o homem feliz, é que se deve levar em conta no exercício da lei e na conscientização da capacidade de sua realização. Conforme Jesus Cristo a Lei deve estar a serviço da vida. Quando a vida é diminuída em sua essência por causa de leis caducas e sem valor, a vida humana deve estar acima de tudo que for maior, mesmo que tenha de quebrar com as tradições.
Foi justamente por isso que Jesus teve a sua missão cheia de indiferentismo, e perseguições, pois Ele veio trazer a novidade do Evangelho da vida.
Se, portanto, acontece a fome dos discípulos Jesus não nada de mal colher as espigas e comê-las. Jesus não quer que ninguém passe fome por causa de uma proibição legal. O que está em jogo é a Vida, a sobrevivência. Podemos guardar, na visão de Jesus, o sábado não como um peso. Pois o Homem não foi feito para o sábado, mas o sábado foi feito para o homem, disse Jesus.
Seria uma verdadeira loucura morrer de fome quando se tem o alimento nas mãos, só para fazer cumprir o preceito estabelecido. A interpretação da lei que Jesus fez, foi completamente diferente, e atualizante.
Finalmente, podemos dizer a luz deste Evangelho, toda a lei que oprime o homem, é uma lei contra a vontade de Deus, e conseqüentemente deve ser abolida. Deus vos abençoe.


VERSOS DE HOJE – NOITE DE VIOLAS

Uma dupla de viola
Fui à noite escutar
Era um banho de cultura
Eu fiquei a contemplar
Se cantava muitos motes
E os dois a improvisar

A platéia aplaudia
A riqueza do baião
Verso aqui, mourão lá
A coisa é de montão
Violeiros com destreza
Respondiam no quadrão

Uma noite memorável
Que me encheu de alegria
Pois eu gosto dos poetas
E também das cantorias
Os repentes bem cantados
E as belas poesias

Voltarei mais outra vez
Quando lá acontecer
Outro baião de violas
No teatro vai haver
Outra dupla convidada
Quero sempre agradecer

PENSAMENTO DO DIA

“Carrega dentro do teu coração um grau superior de cidadania” (Pe. Tula)

PENSAMENTO BÍBLICO

“O sábado foi feito para servir ao Homem, e não o Homem para servir ao sábado” Mc 2,27


HISTÓRIA DE CAUCAIA – Você sabia

Padre José Romualdo de Souza nasceu em Fortaleza a 07 de Fevereiro de 1875, sendo filho legítimo de José Domingos de Souza e Dona Angélica Virgínia de Souza. Foi batizado em 24 de maio pelo Cura da Sé Catedral pelo Padre José Lourenço de Aguiar. Começou os seus estudos em 1883 e matriculou-se não Seminário da Prainha em 1895, ano em que ficou órfão de Pai. Ordenou-se sacerdote no dia 30 de novembro de 1903. Tendo como sua primeira freguesia, justamente em Trairi, Nossa Senhora do Livramento. Leia e Passe adiante.

Um comentário:

  1. No dia que tive a honra de lhe entregar o CD resultado do Festival em que nossa música A PANCADA DA VIOLA sagrou-se vice campeã, vejo aqui em vosso blog estas estrofes exaltando a poesia e os poetas manuziadores da viola e do repente....coisa de Deus ....ah obrigado pelo café e pelo pão caucaiense com sabor inalterado desde a minha infância quando meu pai levava da luso brasileira pra minha Catuana

    ResponderExcluir