Toda Hora estarei com você

sábado, 21 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO - Dia 20 de Janeiro de 2012 -Mc 3,13-19


OS AMIGOS DE JESUS


Depois de andar muito pregando e anunciado a Boa Nova da Salvação, e vendo que a multidão aumentava a cada dia a sua procura, Jesus viu que era necessário convocar colaboradores.
Ele fez com bastante tranqüilidade e isenção de ânimos a escolha dos seus amigos para trabalho de acordo como Ele mesmo pensava. Não foi necessário que alguém se apresentasse para tanto, mas a vontade e iniciativa partiu mesmo de Jesus.
Jesus tinha a certeza absoluta que sua escolha recairia sobre pessoas disponíveis, e não que apresentassem credenciais de sabedoria e de títulos para assumir a missão. Por isso os doze representam aquilo que há de melhor para o exercício da colaboração na construção do Reino.
Outro detalhe importante do Evangelho é o número simbólico de Doze, que relembrava as doze tribos de Israel libertada da escravidão do Egito. Este grupo pequeno de Jesus estava predestinado a estabelecer a semente do novo povo, que iria tomar o lugar de Israel do passado, sendo assim o novo povo da nova aliança em Jesus Cristo.
Os doze receberam a missão de dar continuidade a obra de Jesus através da pregação do anuncio da Boa Nova, como também realizar os sinais que a missão lhes conferia. Anunciar a conversão mostrando a presença do Reino que estava as portas, e assumindo com bastante firmeza o chamado feito pelo Mestre.
Era neste sentido que a ação dos discípulos fazia acontecer a própria ação de Jesus, dando frutos de justiça, bondade e amor. Esta era a tarefa de todo o discípulo que vivia com autenticidade o projeto.
Nesta mesma linha do discipulado não podemos esquecer hoje a memória de São Sebastião que soube de uma maneira heróica viver e testemunhar esta fé em Jesus Cristo chegando a dureza do martírio. Soldado romano sempre fiel e obediente às ordens do Imperador Diocleciano resolveu obedecer antes a Deus do que aos homens, e passou a defender os cristãos perseguidos, maltratados e mortos por esta crueldade perpetrada por este homem sanguinário.
São Sebastião chegou ao martírio porque para ele Jesus era a suprema força de sua vida, e defender sua causa era questão de honra. Até hoje muitos veneram e celebram com amor a vida deste homem forte e valente. Soube ser fiel ao projeto de Jesus a exemplo dos apóstolos, aqueles que foram chamados.
Por isso Senhor nos ajude a carregar com coragem a nossa cruz de cada dia, já que fomos chamados a viver o teu projeto de amor, proclamar o Reino, fazendo acontecer uma nova vida em nós e nas pessoas. Deus vos abençoe.


VERSOS DE HOJE – SÃO SEBASTIÃO ( autor desconhecido )

Sois mártir de Cristo
Meu santo varão
Livrai-nos da peste
São Sebastião

A vinte de Janeiro
Que ele nasceu
Com poder divino
Do Filho de Deus

Soldado fiel
Guerreiro e valente
Tocado de graças
Do onipotente

Ele cresceu forte
Com a devoção
Cumprindo na terra
Sua grande missão

Foi prisioneiro
Foste amarrado
Em uma laranjeira
Do século passado

Segura a carreira
Meu anjo de luz
Pra me defender
Com a fé em Jesus

Morreste na fé
Chamaste assim
Morro por Jesus
Que morreu por mim
No fim da batalha
Contaste vitória
Subistes com os anjos
Pra ver Deus na glória


PENSAMENTO DO DIA

“A vida tem valor e tem o seu preço” ( Pe. Tula )


PENSAMENTO BÍBLICO


“Jesus subiu ao monte e chamou quem desejava escolher” Mc 3,13


HISTÓRIA DE CAUCAIA: Você sabia

Em inventário localizado no Arquivo Público do Ceará, ano 1901, João da Rocha Mota, falecido solteiro,no qual são repartidos entre os irmãos os bens por este deixado no lugar TIMBÓ, Soure, então termo de Maranguape, aparecem além de João, 8 irmãos, tidos de sua legítima, Maria Virgínia da Conceição Moreira de Souza:

Pedro da Rocha Mota, 45 anos
José Moreira da ROCHA Mota, 47 anos
Tereza de Jesus Rocha Mota Horta, 48 anos
Francisco da Rocha Mota, 40 anos
Vicente da Rocha Mota, 39 anos
Joaquim da Rocha Mota, 36 anos
Rita da Rocha Mota, 37 anos
Ana da Rocha Mota, 28 anos

Atualizando o leitor, esta Fazenda localiza-se hoje, em cima da Serra da Conceição, e conserva o mesmo nome. Passando por lá você poderá observar a casa grande antiga da Fazenda da época deste inventário que falamos. Atualmente pertence ao nosso amigo conhecido como “CHICO TIMBÓ”, que tem residência em Caucaia-Sede, mas sempre está por lá em sua nova casa ao lado da Velha casa. Leia e Passe adiante.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário