Toda Hora estarei com você

sábado, 28 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO EVANGELH - DIA 29 de Janeiro de 2012 - DOMINGO


Mais uma vez nos reunimos para meditarmos a Palavra de Deus, neste quarto domingo do tempo comum. No evangelho de hoje encontramos Jesus bem no início de sua missão evangelizadora. Na cidade de Cafarnaum, Jesus entra na sinagoga, e se põe a ensinar todos que lá se encontravam. 

Para tudo existe uma primeira vez. Com Jesus também foi assim, Ele quis experimentar, passo a passo, todas nossas dificuldades. Assumiu a natureza humana com todos seus problemas e limitações.

O evangelista ressalta que Jesus ensinava de forma diferente. Os ouvintes ficam admirados, pois Ele fala com autoridade. Não fala só da boca para fora, fala com o coração.

Falar com o coração é falar com convicção. Jesus não se limita a repetir as belas palavras usadas pelos doutores da lei. Fala com naturalidade, porém com calor e entusiasmo. Deixa transparecer que conhece o assunto.

Esse é o segredo. Essa é a primeira lição que Jesus nos deixa no evangelho de hoje. Precisamos estar preparados para evangelizar. Frases feitas, palavras bonitas, podem até provocar lágrimas momentâneas, mas não convencem nem convertem.



Mais dias ou menos dias, as palavras desacompanhadas de exemplos caem no descrédito e no esquecimento. Mais do que falar, é preciso viver o que se diz. Neste evangelho, Marcos não se preocupou em relatar o que Jesus ensina, mas sim, o modo como ensina.

Marcos ficou entusiasmado com esse novo método de Jesus que fez até o espírito do mal tremer. Todos os presentes ouviram o próprio demônio testemunhando que ali se encontrava Jesus Nazareno, o Santo de Deus que tinha poderes para destruÍ-lo. 

Cheio de ódio, tomado pelo medo de ser destronado e de perder o seu poder no mundo, o príncipe do mal tentou discutir com Jesus. Outra lição que aprendemos hoje é como reagir diante da provocação do demônio.

Precisamos estar preparados, pois no serviço voltado para o bem, o mal está sempre presente. O evangelizador é um inimigo mortal. Para não perder seus súditos, o demônio usa de artimanhas para atrapalhar e desencorajar. A oração é o escudo protetor, é o remédio que liberta da preguiça e do medo.

Neste evangelho Jesus ensina como evangelizar através de novos métodos e com renovado ardor missionário. O novo método de evangelização é falar com o coração, é lutar por justiça e paz, é viver a partilha e a fraternidade. Ardor missionário significa viver o evangelho, viver o amor.


VERSOS DE HOJE – AÇÕES INVEJOSAS


Eu não sei mais o que faço
Pra viver com meu talento
Pois estou incomodando
Muita gente no momento
Vejo que não sou culpado
De meus pais eu ter legado
Muitos dons e meu sustento

Sempre faço a diferença
Pelo jeito de expressar
Sou bastante verdadeiro
Eu não posso me calar
Com histórias infundadas
E conversas mal contadas
Muita gente quer falar

Se eu prego, se eu canto
De um jeito diferente
Mas que toca o nosso povo
Bem de perto o carente
Que me vê simplicidade
E também sinceridade
Do meu modo envolvente

Quem não sabe bate palma
Assim diz nosso ditado
Muita gente estar roendo
Com inveja e bem zangado
Estão querendo destruir
E querendo me excluir
Do espaço ocupado

A Inveja é coisa feia
Muita gente tem demais
Pois não vive longe dela
Mas a inveja satisfaz
E eu rezo todo dia
Pra manter a harmonia
E crescendo muito mais

Ò meus caros coleguinhas
Da missão sacerdotal
Fiquem frios no seu canto
Que não vou fazer o mal
Agradeço todo dia
A Deus Pai e a Maria
PADRE TULA É UM SINAL


PENSAMENTO DO DIA

“Falar com a voz do coração, vale muito mais do que discursos e palavras que saem apenas da nossa boca” Pe Tula


HISTÓRIA DE CAUCAIA: Você sabia

Consta nos registros do Livro de Tombo da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres o seguinte teor:
Várias vezes atentaram contra a vida dos Padres nas Capelas de Caucaia. Há registro que Padre Adriano, na Capela de Coité, ao Padre Vital Elias, na Capela da Serra da Conceição, ao Padre Apolônio na região da BR-020, e ao Padre Tula na Capela de Sítios Novos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário